Uma vez tomada a decisão de mudar de país, ficam, ainda, muitos assuntos para tratar, muita tralha para organizar e muitas dúvidas para dissipar. Estaremos nós a tomar a decisão certa? Qual é o próximo passo?
Nesta grande mudança ficam, também, muitas decisões para tomar, muitas contas para fazer, muitos receios para superar e muitas prioridades para estabelecer. Toda a organização dos móveis e dos objetos, a seleção e o arrumo das roupas, dos livros, dos papéis e dos brinquedos, a procura de casa e de escolas , a avaliação do custo de vida, o carro, os impostos… tudo para fazer ao mesmo tempo, sem perdas de tempo e sem angústias.
No meio de todas essas atividades e preocupações, sobressaem a resolução das múltiplas questões relacionadas com a educação dos nossos filhos. No que a essa temática diz respeito, é importante conhecermos antecipadamente o funcionamento dos sistemas locais de ensino, de modo a podermos tomar decisões fundamentadas, sem pressas nem improvisos que possam prejudicar a sua vida escolar.
A escola: como escolher o melhor e mais adequado local de ensino?
Do nosso ponto de vista, a primeira decisão a tomar prendia-se não só apenas com a aprendizagem simultânea de uma ou de duas línguas estrangeiras (sem esquecer o português, claro), mas também com o modo como essa aprendizagem iria ser feita.
Indo viver para um país onde uma das línguas oficiais é o francês, seria absolutamente obrigatória a sua aprendizagem, mas sendo o inglês uma língua de comunicação generalizada em todo o mundo e trabalhando o meu marido numa empresa multinacional, onde a mobilidade geográfica é um fator a ter em conta, impunha-se aprenderem também inglês, ao mesmo tempo e de forma integrada nos respetivos planos de estudos.
Retrato de um dos primeiros dias de escola…
Desta forma, focamos o nosso leque para uma opção que fosse orientada para a escolha de uma escola internacional com ensino bilingue (francês/inglês). A escolha não foi fácil, a maioria das escolas não tem o ensino bilingue integrado nos respetivos planos de estudo, tendo apenas 3 horas de inglês ou de francês, por semana. Escolhemos a escola que mais inglês tinha de todas que procuramos: um dia completo de inglês por semana.
A burocracia e o início das aulas…
Seguiu-se a inevitável burocracia relacionada com as vagas, as matrículas e a avaliação das equivalências. Toda estas tarefas que exigem de nós muita atenção e cuidado, porquanto, na Suíça, a escola obrigatória começa aos 4 anos e tem um nível muito exigente.
A este respeito convém informarmo-nos antecipadamente sobre todos os passos necessários e levar devidamente organizada toda a documentação.
A minha família mudou-se em janeiro e os miúdos iniciaram a escola em fevereiro. Hoje, reconheço não ter sido uma boa opção, todos sofreram com isso. A mudança com o ano escolar já em funcionamento aumentou a ansiedade dos pais e dificultou a adaptação dos filhos à escola, aos amigos e aos ritmos de vida e acarretou trabalhos de aprendizagem acrescidos.
Desta forma, sugiro que, antes de uma grande mudança para outro país, tenham também em consideração o início do ano escolar e a forma como este vai influenciar a rotina das crianças. O ideal seria que a mudança coincidisse com um novo ano letivo, onde todos começariam do zero, no mesmo patamar, e onde a integração se dará de forma mais fácil.
Planeie e integre toda a sua família nesta nova mudança que se avizinha… Demonstrarem os sentimentos, as angústias e os sonhos será benéfico para esta nova realidade que se avizinha e todos estarão no mesmo barco. É importante resolver e planear junto daqueles que também mudarão os seus hábitos. Delegue tarefas e partilhe opiniões! Não tenha medo…
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.