A Escola na Suécia

Pré-escola

A criança a partir do 1º ano de idade e até aos 5 tem o direito a frequentar uma pré-escola municipal (pública), desde que residente no país e com número de identificação sueco. Se algum dos pais se encontrar em licença parental por um dos filhos, os outros apenas terão direito a frequentar 30 horas semanais de escola. A criança tem direito ao tempo integral desde que os pais estejam em busca activa de emprego, a estudar ou a trabalhar.

Para isso basta fazer a candidatura on-line em: https://forskola.stockholm/

Há escolas particulares e privadas com funcionamento e regulamentos próprios cujo contacto deverá ser feito directamente. Assim como escolas internacionais (inglês, francês, alemão, espanhol, etc)

Para quem está em casa com as crianças, existe a opção “escolas abertas”, que podem ser em parques infantis ou mesmo nas instalações de outros infantários, onde as crianças deverão estar sempre com os pais. É apenas uma forma de haver convivência com outras crianças e com animadores que farão actividades orientadas.

No link anterior está toda a informação assim como o link próprios das escolas.

Curriculos

Lpfö 18 – plano de estudos estabelecido pelo governo sueco. Define metas mas não métodos, sendo os objectivos definidos pelos agrupamentos de escolas e as crianças não são avaliados qualitativamente. De qualquer forma, existindo algum atraso ou dificuldade, os pais são chamados e sugerida orientação assim como terapias gratuitas disponibilizadas pelo estado.

Escola

A candidatura deverá ser feita até 15 de fevereiro on-line.
www.skolverket.se

As escolas possuem links próprios onde poderá ser verificado o trabalho e as actividades, existem também diversas plataformas para o professor deixar os relatórios ou outras informações úteis aos pais, cujo acesso é feito através de login e password.

As escolas estão abertas em dias específicos para pais poderem visitar as instalações e conversarem com o corpo docente e reitores.

A escola obrigatória é composta pelo ano zero mais 9 anos de escolaridade.

Förskolaklass – Ano Zero – 6 anos de idade – pré escola em ambiente escolar

Lågstadium – Ano 1 ao 3 – 7 aos 9 anos de idade

Mellanstadium – Ano 4 ao 6 – 10 aos 12 anos de idade

Högstadium – ano 7 ao 9 – dos 13 aos 15 anos de idade

Com provas nacionais no ano 3, 6 e 9.
A informação sobre as mesmas encontra-se em https://www.skolverket.se/undervisning/grundskolan/nationella-prov-i-grundskolan

Mais uma vez, as escolas internacionais seguem currículos próprios independentes do estabelecido pelo governo sueco.

Todas as crianças têm direito a 1h/semana de língua materna (desde que seja falada em casa ou seja a língua de um dos pais ou avós) que é administrada nas escolas por um professor quando o número de alunos assim o justifique. Para o efeito também deve ser requerido junto da escola.

Um comentário em “A Escola na Suécia

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: