fbpx

A escola na Suécia

Pré-escola

Na Suécia, todas as crianças entre 1 e 5 anos têm o direito a frequentar uma pré-escola municipal (pública). As únicas condições são residir no país e ter um número de identificação sueco. Se algum dos pais se encontrar em licença de paternidade/maternidade com um dos filhos, os outros apenas terão direito a frequentar 30 horas semanais de escola. Para que as crianças tenham direito a estar na escola em tempo inteiro, os pais deverão estar a estudar, a trabalhar ou ativamente a procurar emprego.

Para isso basta fazer a candidatura on-line aqui .

Há escolas particulares e privadas com funcionamento e regulamentos próprios. Para saber mais é necessario contactar cada escola diretamente. Muita da informação está nos sites, mas é fácil entrar em contacto com a escola. Também existem escolas internacionais (inglês, francês, alemão, espanhol, etc) com ênfase em cada uma das línguas e culturas.

Escolas abertas

Para quem está em casa com as crianças, existe a opção das “escolas abertas”. Este tipo de escolas pode estar em parques infantis ou mesmo nas instalações de outros infantários, onde as crianças deverão estar sempre com os pais. As escolas abertas constituem uma forma de haver convivência com outras crianças da mesma idade. Nestes casos há grupos de animadores que levam a cabo atividades orientadas, com foco na idade escolar das crianças. Esta é também uma óptima forma de conhecer outros pais e de aumentar os circulos sociais das famílias e das crianças.

No link anterior está toda a informação assim como o link próprios das escolas.

Currículos

Lpfö 18 – Este é o plano de estudos estabelecido pelo governo sueco. Define metas mas não métodos. Os objectivos são definidos pelos agrupamentos de escolas e as crianças não são avaliadas qualitativamente. De qualquer forma, se os professores identificam alguma dificuldade ou necessidade especial, os pais são informados e a equipa docente sugere atividades e terapias gratuitas disponibilizadas pelo estado.

Escola

As candidaturas são feitas antes de 15 de fevereiro e o processo é integramente on-line. Para inciar esse processo pode seguir este link .

As escolas da Suécia possuem sites próprios onde os pais ou tutores podem verificar e acompanhar o trabalho e as actividades dos alunos. Existem também diversas plataformas para os professores deixarem os relatórios ou outras informações úteis aos pais, cujo acesso é feito através de login e password, com todas as salvaguardas de proteção da privacidade das criancas e da proteção de dados existente .

As escolas estão abertas em dias específicos para que os pais possam visitar as instalações e conversar com o corpo docente e reitores. Estes dias são boas oportunidades para conhecer melhor o espaço onde as crianças se movimentam e os adultos com quem elas interagem regularmente.

A escola obrigatória é composta pelo ano zero mais 9 anos de escolaridade.

Förskolaklass – Ano Zero – 6 anos de idade – pré escola em ambiente escolar

Lågstadium – Ano 1 ao 3 – 7 aos 9 anos de idade

Mellanstadium – Ano 4 ao 6 – 10 aos 12 anos de idade

Högstadium – ano 7 ao 9 – dos 13 aos 15 anos de idade.

As provas nacionais ocorrem nos anos 3, 6 e 9. É possível encontrar informação sobre as mesmas aqui .

Mais uma vez, as escolas internacionais seguem currículos próprios independentes do estabelecido pelo governo sueco.

Todas as crianças na Suécia têm direito a 1 hora por semana dedicada ao estudo da língua materna (desde que seja falada em casa ou seja a língua de um dos pais ou avós) que é administrada nas escolas por um professor quando o número de alunos assim o justifique. Para o efeito também deve ser requerido junto da escola.


Um comentário em “A escola na Suécia

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: