fbpx

Sistema de Saúde na Austrália

O sistema de saúde na Austrália tem, em geral, uma boa reputação. Grátis para quem é de nacionalidade Australiana e para quem venha do Reino Unido mas dispendioso para quem tem apenas um visto de trabalho ou visto de estudante por isso aconselho a ter um bom seguro de saúde.

Diferentes tipos de sistema de saúde na Austrália

Existem dois sistemas hospitalares: O sistema público e o sistema privado.
O sistema público é coberto pela Medicare que corresponde à nossa segurança social. Para ter direito à Medicare é necessário que tenha nacionalidade Australiana, ou de qualquer país da Commonwealth ou ainda ser residente permanente. Mais detalhes no site: www.humanservices.gov.au

Médico de família no sistema de Saúde na Austrália

Os médicos de família chamam-se “General Practioner”, comumente designado por GP. O preço da consulta varia consoante o tempo da consulta (15m, 30m, 45m). O GP também acumula função de pediatra e ginecologista e ainda as primeiras consultas de obstétricia.
Em cada bairro existe um centro médico com vários GP, não existindo assim qualquer problema em marcar a primeira consulta ou uma consulta de urgência.

Médico especialista

Para uma consulta com um especialista, mesmo que seja no privado é necessária uma carta de referência do GP. Para mim o mais estranho foi eu não ter oftalmologista nem os meus filhos terem um pediatra! Habituei-me rapidamente a este conceito e considero o sistema de saúde da Austrália muito bom e muito funcional. A exceção é para a marcação de consulta no dentista, neste caso não é necessário a carta de referência do GP.

NOTA: A consulta de rotina de oftalmologia para uma mudança de lentes faz-se com o optometrista (“optometrist”).

Leia também:

Um comentário em “Sistema de Saúde na Austrália

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: