Conduzir na Austrália

Carta de condução
Pode circular com a carta de condução portuguesa se for visitante temporário, mas sempre com um documento que comprove esta situação. Visitante temporário é todo aquele que não é cidadão Australiano, nem residente permanente.
Na Austrália as multas não são uma brincadeira, em termos de preço e perda de pontos na carta caso já tenha carta internacional e já seja residente permanente. Seja prudente!
Algumas dicas sobre o código da estrada na Austrália.

  • A circulação faz-se à esquerda.
  • Nas rotundas quem tem prioridade são os veículos que vêm da direita, mesmo se ele ainda não tiver entrado na rotunda.
  • A taxa de álcool máxima ao volante autorizada é de 0,05g. Os controles são muitos frequentes e a qualquer hora do dia. Uma manhã saímos para passar o fim de semana fora, deviam ser umas 11 da manhã e fui submetida a um teste de alcoolémia.
  • O limite de velocidade em zonas residenciais ou comerciais, onde há frequentemente muita aglomeração é de 50 ou 60 km/h. Perto das escolas baixa sistematicamente para 40km/h a certas horas da manhã e da tarde.
  • Nas autoestradas o limite de velocidade varia entre os 100 e 110 km/h.

Estacionamento
É muito importante sabermos decifrar os sinais de estacionamento, pois a autorização para estacionar varia em função da hora e dos dias. 
Os estacionamentos, quer sejam gratuitos ou a pagar tem limite de tempo.
A letra P significa que o estacionamento é autorizado, mas sujeito a certas condições. 1P, 2P, 4P indica que pode estacionar por um período de 1, 2, 4 horas respetivamente. A presença da palavra “ticket” ou “meter” indica que o estacionamento é pago.

 Sinalética de estacionamento

Sinal de cima: obrigatório estacionar a 60 graus com a traseira do carro virada para o passeio.
Sinal da esquerda: 4P estacionamento autorizado durante 4 horas às horas indicadas, mas é necessário pagar. Fora das horas mencionadas o estacionamento é gratuito e ilimitado.
Sinal da direita: 2 P estacionamento autorizado durante 2 horas no máximo nas horas indicadas, mas gratuito. Fora das horas mencionadas o estacionamento é ilimitado.

Carro
Para obter as informações relativas a compra de carro pode consultar o site 
www.rta.nsw.gov.au

Um comentário em “Conduzir na Austrália

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: