Educação e Saúde em Luanda

Carina Pinto

Angola é um pais que muito nos pode oferecer, mas que ainda não está preparado para tal, pelo menos em termos de educação e saúde em Luanda. Aqui encontramos praias maravilhosas que se unem a florestas colossais, país de gente alegre que adora conviver, fazer festas de quintal para a família e amigos, onde o mais velho é o sábio que todos respeitam, onde há pobreza extrema mas não há tristeza, onde com pouco se faz muito. Há tanto para dizer sobre Angola, mas ficará para uma próxima publicação, e vamos aqui focar-nos sobre a educação e a saúde, mais especificamente em Luanda que é a minha realidade.

Saúde em Luanda

Infelizmente, o sistema de saúde em Luanda, bem como nas outras províncias de Angola, ainda é muito precário, pelo que convém vir para cá com um bom seguro de saúde, para poder ir a clínicas privadas, uma vez que os hospitais públicos carecem de tudo, desde material médico, aos próprios médicos e afins.

No entanto a nível de clinicas privadas, já há algumas, e com bastante qualidade, desde Clinica Sagrada Esperança, Clinica Girassol, Cligest, Luanda Medical Center, etc..

Educação

Quanto a educação, temos ensino angolano, português, francês, inglês, turco,… mas enfrentamos o mesmo problema que na saúde, e se queremos uma boa educação para os nossos filhos temos que optar por escolas “privadas”. No nosso caso optamos pela Escola Portuguesa de Luanda que tem o mesmo ensino que em Portugal, mas há varias outras opções como o Colégio Elizângela, Colégio Português, Colégio S. Francisco de Assis, Escola Internacional, Escola Camilo Castelo Branco… as propinas variam desde os 150 mil kz a 600 mil kz/mês.

2 comentários em “Educação e Saúde em Luanda

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑