fbpx

Cartões de cliente na Noruega

Uma das nossas preocupações quando chegámos à Noruega foi fazermos cartões de cliente nos supermercados para obtermos os descontos nos diversos tipos de lojas, sejam elas de produtos alimentares, vestuário, produtos para casa, entre outros…

Como o ditado o diz: “No poupar é que está o ganho”.

Ao contrário de Portugal, onde temos de ter uma carteira extra para colocar todos os cartões das diferentes superfícies comerciais, aqui apenas precisamos de ter um número de telefone. Tudo se processa via telefone, os cartões deixam de existir e esse “peso” na carteira desaparece.

Atualmente podemos dizer que a Pirâmide de Maslow adquiriu um novo nível de Conexão, onde podemos inserir o Wi-Fi, o telemóvel e a bateria.
Mas, ao contrário de Portugal, na Noruega não podemos simplesmente chegar a uma loja de telecomunicações e solicitar um cartão SIM para o nosso telemóvel. Para o efeito, é necessário procedermos a priori ao nosso registo no país, junto das entidades competentes para obtermos o número de identificação norueguês, o que nem sempre é uma tarefa fácil.
Para obtermos o referido número de identificação norueguês, torna-se imperioso marcarmos uma entrevista nos serviços da polícia e reunirmos as condições e documentos descritos no site.

Após a obtenção do número de identificação norueguês, podemos tratar de todos os assuntos. O número de identificação é pessoal e é “a porta de entrada” para todos os serviços que a Noruega disponibiliza, desde a saúde, a educação, serviços bancários e, até, a simples compra de um cartão SIM.


No dia em que recebi o meu número de identificação, festejei porque senti que, doravante, fazia parte da comunidade norueguesa, podia comprar um cartão SIM, matricular-me em cursos de norueguês, enfim, podia finalmente fazer-me membro das superfícies comerciais.
Assim sendo decorridos 8 anos de residência na Noruega, recomendo que após terem um cartão SIM tornem-se membros dos seguintes cartões:

Cartão COOP


Com este cartão poupam:

-11% em frutas e vegetais;

– 1% em todos os produtos de uso comum;

– Têm acesso a cupões de desconto;

– Ofertas de produtos.

Esta poupança fica armazenada no cartão, a render uma taxa de juro exígua a favor do cliente, e a cada dia 1 de Fevereiro o cliente pode aceder à conta e retirar o dinheiro para onde preferir.

Este cartão ainda oferece parcerias com diferentes empresas, tais como seguros, parques de diversões, bombas de combustível, entre outras. 

O cartão COOP abrange: 

Cartões de cliente na Noruega

Para mais informações podem aceder a https://coop.no/

Cartão TRUMF  

– 15% de desconto em frutas e vegetais;

– 1% do valor total do recibo;

– Quintas feiras especiais onde os descontos são superiores; 

– Descontos em parceiros de roupa, viagens, viveiros, loja Apple, fornecedores de eletricidade, entre outros. 

O valor vai acumulando em cartão, o qual pode ser levantado em espécie, transferido para a conta pessoal ou usado em qualquer outra loja do grupo sem qualquer restrição. 

O cartão TRUMF abrange:Cartões de cliente na Noruega
Cartões de cliente na Noruega

Para mais informações podem aceder a https://www.trumf.no/

Rema 1000 

Esta superfície comercial não tem cartão, funciona apenas através de uma app que se instala no telefone. 

Esta aplicação oferece desconto em: 

 – 10% das frutas e vegetais;

– E 10% nos 10 artigos mais comprados pelo cliente. 

Aparentemente, no início os benefícios destes cartões traduziam-se em apenas alguns cêntimos (neste caso coroas norueguesas) mas, o que é certo, é que no final do ano esses cêntimos/coroas traduziram-se num montante pecuniário e in natura muito “simpático”. E, uma vez mais, recorremos aos adágios portugueses para ilustrar a situação: “Grão a grão, enche a galinha o papo”. 

Leia também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: