Atividades extracurriculares nos Estados Unidos.

Isabel Sturtz

A cada mudança, e já lá vão cinco, a procura de atividades extracurriculares nos Estados Unidos tem sido uma constante.  

Independentemente de estarmos a viver numa cidade mais ou menos cosmopolita, encontramos sempre actividades que complementam a educação dos nossos filhos ou nos ajudam a gerir o nosso tempo mais eficazmente.

Programas/Actividades de Tempos Livres (ATL’s) Antes e Depois da Escola

(Before and After School Care).

Estes programas, tipicamente de caráter lúdico e geral, são ideais para pais com carreiras profissionais mais exigentes em termos de horário. 

As crianças permanecem antes da escola começar e/ou depois da escola acabar, ajudando assim a uma melhor coordenação de horário escolar da criança e laboral dos pais. 

As escolas que oferecem estes programas, podem ter uma lista de espera, já que aliam a conveniência da localização a um preço mais em conta que noutros estabelecimentos. 

Quando vivemos perto de Kansas City, no estado do Missouri, necessitávamos de um programa depois da escola para um dos nossos filhos.  O ATL da escola estava com lista de espera, no entanto tinha uma lista de estabelecimentos alternativos que ofereciam um programa similar na mesma cidade e perto da escola.

Escolhemos um e ele gostou. O autocarro da escola levava-o para o ATL, onde ficava até eu o ir buscar. Durante esse período, fazia os trabalhos de casa e tinha tempo de brincar com outras crianças.

Atividades extracurriculares nos Estados Unidos.

Campos de Férias

(Summer Camps).

Existem três grandes períodos de férias escolares:

  • Férias de Inverno (Winter Break) de aproximadamente duas semanas;
  • Férias da Primavera (Spring Break) aproximadamente uma semana;
  • Férias de Verão (Summer Break) aproximadamente 2 meses;

Em comparação com Portugal, os estudantes nos Estados Unidos, têm um período total mais curto de férias que irá depender do distrito que regula cada escola.

Como o período de férias laboral (PTO, Paid Time Off) é em média dez dias (baseado no  U.S Bureau of Labor Statistics), inscrever as crianças em actividades extracurriculares para muitos pais com carreira profissional ou sem um núcleo familiar próximo, é uma necessidade de grau primeiríssimo.

Em Tampa, Flórida, descobrimos a loucura que pode ser escolher e inscrever os miúdos para  Campos de Férias. Sério!

A oferta era enorme! E a competição também.

Desde o Zoo Tampa, o MOSI, o Stratz, o Glazer Children ‘s Museum, passando por muitos mais. Até a Humane Society of Tampa Bay todos os anos tinha Campos de Férias. 

Como alguns programas ficam com lista de espera rapidamente,  o planeamento começa com meses de antecedência.

Os Campos de Férias da Parks and Recreation do Condado de Hillsborough são uns dos mais populares e dias depois de abrirem as inscrições (para não escrever um dia), já têm localizações com lista de espera. 

Uma simples procura na internet resulta nas imensas opções disponíveis, nomeadamente esta listagem definida por vários critérios atualizada todos os anos no blogue Tampa Bay Kidz Out and About.

Atividades Desportivas.

Programas de atividades desportivas em qualquer estado, condado ou cidade nos Estados Unidos são muito comuns. Desde Futebol Americano, Futebol, Basquetebol,  Basebol, Natação, Wrestling, Ginástica, Esgrima, e muitos mais.

Praticar uma atividade física resulta em benefícios que vão além da saúde física e mental.

Muitas destas atividades, podem ser o ponto de partida para uma carreira juvenil com o intuito de ajudar no ingresso para um curso de ensino superior (bolsas de estudo baseadas na competência atlética de um estudante).

Procura programas que mais se aproximem do nível de competição/ técnica que queres ver desenvolvido nas tuas crianças. 

A entidade Parks and Recreation (cada cidade ou condado tem o seu), presta um serviço público com atividades disponíveis de custo mais acessível, no entanto estes programas, geralmente, são de um cariz recreacional e talvez não sejam tão indicados se uma carreira está no horizonte. 

Na minha opinião ter crianças em atividades extracurriculares nos Estados Unidos são umas das formas mais rápidas de conhecer os pais de outras crianças da mesma idade e começar a criar laços de amizade.

Hoje em dia ainda mantemos contacto com famílias, do grupo de Futebol e do grupo do Basebol, que conhecemos quando o nosso filho, já a estudar na Universidade, frequentava a primária. Mesmo sendo a única estrangeira, sempre me senti inserida e parte dos nossos grupos.

Programas nas Bibliotecas

Gostava que alguém me tivesse informado sobre o mundo de programas lúdicos que as bibliotecas tinham para oferecer, mas não vale a pena viver de arrependimentos. Sinceramente, a qualidade das atividades e a satisfação dos miúdos foi surpreendente! Acreditem ou não, baseada na minha experiência, são sempre grátis. 

Pesquisa pelas atividades disponíveis (definidas por faixas etárias) no calendário mensal de eventos. Se a tua biblioteca local tem o seu próprio website (exemplo da Otis Library em Norwich, Estado do Connecticut) ou, se for o caso, no website que serve várias bibliotecas no teu condado (exemplo da cooperativa de Bibliotecas do Condado de Hillsborough, no Estado da Flórida).

Dos melhores programas, recordo-me de sessões de teatro baseadas em livro de crianças; clube do livro mensal (book club); sessões de artes plásticas, artes culinárias e música; hora do conto (story time); clube de coding e lego ou  até quando convidaram associações de reabilitação de animais selvagens e de resgate de animais de companhia, que trouxeram animais para complementar a apresentação educacional.

Devido à pandemia que estamos a passar, alguns destes programas passaram para um formato online. Espero o retorno presencial.

Artes, Coding, Música e outras actividades.

Várias das entidades mencionadas anteriormente como a Parques and Recreações, Escolas, Bibliotecas, ATL’s podem oferecer algumas destas actividades extracurriculares nos Estados Unidos, contudo se o teu plano envolve uma educação mais estruturada e formal poderás encontrar recursos online ou através de entidades locais.

Quando vivemos na zona de Tampa Bay, no estado da Flórida, usufruímos da vantagem de viver perto de uma grande comunidade artística com cursos de pintura, olaria, e outros.

Já perto de Kansas City, no Estado do Missouri, a professora de piano foi-nos indicada através da professora primária.

Se pretendes outras atividades mais específicas ao teu propósito, como por exemplo Escuteiros (Scouts); grupos de educação religiosa e outros, não te preocupes! Pesquisa na internet, jornais locais, cartazes nos semáforos, nas escolas, nos correios (as senhoras falam muito),etc … 

Se não encontrares o que procuras talvez seja a altura de criares o teu próprio projecto.

O usufruto destas atividades tem nos ajudado na logística de manter uma família feliz e gerir uma carreira profissional.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: