Actividades extra-curriculares para crianças em Estocolmo

Ana Cerqueira

Quando chegamos a Estocolmo em meados de Setembro, estávamos longe de saber que as crianças já levavam com um mês de aulas em cima. Ainda bem que o nosso pequeno ainda estava no pré-escolar. Ainda assim, e antes mesmo de conseguir a vaga num infantário (que poderia demorar até 3 meses) quis inscrevê-lo o mais rapidamente possível nas actividades, actividades extra-curriculares a que vinha acostumado de Portugal. Seria uma forma de o ocupar (ainda que pouco) e de não perder alguns conhecimentos adquiridos.

O nosso querido mês de Agosto está já muito longe das praias de areias finas e grossas da costa Portuguesa, ou das imensas praias fluviais de água gelada.

Agosto é o mês de preparar o regresso às aulas assim como o mês de marcar lugar nas actividades extra-curriculares.

Natação, música, outro desporto ou outra língua são as nossas escolhas para as atividades extra-curriculares.

Natação

O município de Estocolmo tem ao dispor aulas de natação para crianças dos 5 aos 14 anos a um preço muito convidativo, o difícil é encontrar vaga para esta actividade extra-curricular. É preciso ir ao site de Stockholm stad ver em que dia/hora abrem as vagas, e no dia indicado estar atrás do computador ou no telemóvel a tentar inscrever na piscina /curso/ hora que se pretende. Em cerca de 2h as vagas ficam preenchidas, mas esporadicamente, podem abrir mais cursos, ou vagas decorrentes de desistências. Para quem vive em Estocolmo as aulas custam 700kr por semestre.

Estas aulas de natação visam ensinar o essencial, dividido por 3 níveis, iniciantes num tanque , natação numa piscina (com ou sem pé – dependendo da piscina), natação em piscina funda. Entre a técnica aprende-se também a socorrer alguém dentro de água ou como proceder para ser socorrido. Pode-se ser iniciante com qualquer idade, mas há grupos específicos para as crianças mais velhas. Também há piscinas com tempos especificamente para meninas e mulheres.

Saber nadar é uma competência necessária com provas em vários anos de escolaridade, nesses dias as crianças passarão o dia numa piscina, as que não tiverem adquirido os conhecimentos mínimos são imediatamente inseridas num grupo de natação.

Após os 14 anos ou assim que os alunos concluírem os 3 níveis podem inscrever-se em clubes de natação.

https://motionera.stockholm/trana-gymma-simma/simskola/

https://www.skneptun.se/

Música (ou arte)

A Suécia foi, em tempos, muito forte na formação artística dos seus jovens, existe ainda uma escola que fornece cursos para crianças e jovens dos 6 aos 22 anos pertencente ao município de Estocolmo.

A Kulturskolan providencia cursos (agora também online) de instrumentos musicais, canto, teatro, peças musicais, dança, circo, arte ou média. Individuais, em grupos pequenos de 3 até 9 alunos. Durante o calendário escolar, mas também nas férias e outras pausas escolares. Os preços não ultrapassam as 1000 kr por semestre, mas variam dependendo do curso e da sua duração, ainda assim, comparativamente a escolas privadas ou professores particulares fica muito mais em conta. 

https://kulturskolan.stockholm.se/

https://lillaakademien.se/

https://www.folkuniversitetet.se/

Desporto

Ao contrário da natação e da música e arte, o município de Estocolmo não tem uma escola de desporto, mas é responsável pela construção e manutenção de todos os equipamentos disponíveis na cidade. Inclui desde campos de futebol interiores e exteriores, pistas de atletismo, pavilhões para desporto interior, ringues, escolas de equitação, piscinas e ginásios, skate parks e parkour, salões de esgrima, ginásios de exterior e trilhos. Alguns destes equipamentos são alugados por clubes desportivos, outros são de usufruto público desde que se cumpram as regras de conduta presentes no local.

Por isso, a melhor maneira de começar um desporto na infância é inscrevê-la num clube, muitos clubes têm casa aberta em determinados dias, para que as crianças possam experimentar antes de se decidirem.

Língua estrangeira

Existem escolas que oferecem cursos de inglês, francês, alemão e até português, mas por norma não são orientadas para as crianças com menos de 16 anos. O conhecimento de inglês adquire-se na escola e diria que é bastante bom já que todas as pessoas falam inglês. Outra língua nórdica, espanhol e alemão são línguas também dominadas por alguns.

https://www.folkuniversitetet.se/

Lê também:

Um comentário em “Actividades extra-curriculares para crianças em Estocolmo

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: