Vistos no Canadá

Ana Carvalho

Desta vez trago-vos um tema extenso e complicado mas informativo para os curiosos ou quem pondera vir trabalhar/ viver para o Canadá. Serei o mais breve possível e aconselho a darem uma boa leitura nos sites abaixo que indico antes de começarem qualquer aplicação. Existem também muitas empresas ( Immigration Consultants/ Lawyers) que se dedicam a ajudar nestes processos que são normalmente demorados, requerem muitos documentos, algum dinheiro, muita paciência e atenção porque um erro mínimo pode significar o cancelamento de todo o processo. Estas empresas também estão sempre a par das últimas mudanças em regras para os vários tipos de aplicação referentes a imigração mas claro com um custo.

Falo vos então de Vistos de Trabalho para o Canadá para pessoas não residentes, mais conhecidos como Work Permits, que se dividem em 2 categorias:

1) Closed Work Permit

2) Open Work Permit

Neste caso é possível obter um visto de trabalho se a pessoa tem um LMIA (Labour Market Impact Assessment) ou se é elegível para um PNP (Provincial Nomenee Program).

Vistos no Canadá

Estes visas são possíveis de se obter á chegada ao Canadá no aeroporto se a pessoa indicar que quer vir trabalhar legal no Canadá, mas só dos países que tenham acordo com o Canadá. No entanto, isto não é garantido e depende muito do oficial de serviço. Tanto podem dar um visto de 3, 6 meses como podem dar de mais mediante certos requisitos a serem cumpridos em x tempo. Ou podem simplesmente levar vos para uma sala e fazem uma série de perguntas que mais parecem que suspeitam de posse de drogas, armas etc ou até que achem que és um terrorista, não é para assustar mas os oficiais da imigração no Canadá são assim, super intimidantes, por isso recomendo virem já com documentação pronta a mostrar e todos os documentos legais.

Além destes Vistos acima referidos existem Vistos só para visitar por períodos prolongados (Visitor Visa) ou para os filhos ou cônjuge de uma pessoa que venha com um visto de trabalho; os vistos para quem quer vir estudar (Student Visa), entre outros.

Outros programas que dão a possibilidade de se trabalhar e viver legal no Canada com ou sem limites de tempo de regresso ao país natural: Canada Express Entry; Skilled Workers programs; Single entry Visa; Multiple entry Visa, entre outros.

 Cada um destes programas são diferentes com diversos requisitos/regras diferentes, impossível estar aqui a explicar ao pormenor mas assim ficam uma ideia e podem e devem consultar os links abaixo ou expor as vossas “situação’’ a alguém que trabalhe nisto todos os dias.

Sites úteis:

https://www.canada.ca/home.html

https://www.cic.gc.ca

https://travel.gc.ca

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: