fbpx

Ter carro na Bulgária

Para viver em Sófia não é necessário ter carro, mas dependendo de onde se vive ou se se quiser ter a liberdade de viajar então é aconselhável. Atenção que para aceder algumas habitações na montanha durante o inverno pode ser conveniente ter um 4×4/4WD. Na cidade não é necessário.

É obrigatório o carro circular com pneus de inverno a partir de 15 de Novembro até 1 de Março, inclusive. 

É obrigatório conduzir com os faróis ligados durante o ano inteiro.

Todos os carros registados na Bulgária têm de pagar um imposto anual no município local (150 a 450 BGN) e de ter seguro contra terceiros (cerca de 300 BGN por ano). Com mais de três anos têm de fazer inspeção anual (cerca de 60 BGN).

É possível trazer carro de Portugal ou outro país da UE apenas tendo de o registar na polícia de trânsito (KAT), o IMT local. Isto é possível só depois de obter o cartão de residência Búlgaro. O processo de registo demora algumas horas e é necessário ter seguro contra terceiros e pagar algumas taxas no local (até cerca 300-400 BGN).

Mais informação: https://www.mvr.bg/opp

Comprar carro na Bulgária é relativamente fácil e acessível.
Se novo, o stand pode tratar de todos os seguros e registo. Para comprar carro usado convém comprar-se a alguém de confiança, ir com alguém que perceba bem de carros ou exigir fatura. É preciso ter atenção a que o número de km seja o verdadeiro e o conhecer o histórico do carro.
Plataforma de carros usados:
https://www.mobile.bg/,

https://www.cars.bg/

A carta de condução portuguesa é válida no país?

A carta portuguesa ou outra qualquer da UE é válida na Bulgária por um período ilimitado. No entanto se se quiser trocar ou emitir uma nova carta de condução terá de o fazer no país de residência.

Mais informações:

https://europa.eu/youreurope/citizens/vehicles/driving-licence/driving-licence-exchange-recognition/index_pt.htm

Para trocar a carta portuguesa por uma búlgara: https://www.mvr.bg/opp/en/administrative-services/driving-license-services/replacing-a-foreign-driving-license-with-a-bulgarian-one

Vignette

Para viajar fora das zonas urbanas ou quando se entra no país por uma fronteira terrestre é obrigatório comprar um selo (vignette) para circular nas estradas nacionais e autoestradas. Há diferentes durações de validade entre um fim de semana até um ano. Não há qualquer outro tipo de portagens no país. Atualmente a vignette compra-se online, mas ainda é possível fazê-lo nas estações de serviço e nas fronteiras. 

Mais informações: https://www.bgtoll.bg/

Estacionamento temporário

O estacionamento nas cidades é de modo geral gratuito na rua, no entanto, é pago nos centros de algumas cidades. Pode-se pagar por SMS a partir de um telemóvel Búlgaro, enviando a matrícula para o número indicado no sinal no início da rua ou à entrada do parque de estacionamento. Também há controladores na zona que vendem cartões com a data e hora para deixar visível dentro do carro.

Mais informações: https://www.sofiatraffic.bg/en/parking/pochasovo-plateno-parkirane/p/1

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: