fbpx

A melhor maneira de ter carro no Canadá em British Columbia.

Os carros usados podem ser comprados através de “dealerships” (stand de carros) ou a particulares. Contudo o Marketplace, o website Craigslist e jornais são os mais usados para a compra de carros usados. No entanto, com garantia e papéis assegurando o estado do veículo só através dos dealerships.

Importar o carro de Portugal é muito dispendioso e requer muita burocracia. Não compensa, na minha opinião. O veículo teria que vir de barco e demoraria 3 meses, aproximadamente. É proibida a importação de carros a gasóleo, a não ser que seja novo, de fábrica.

A carta de condução Portuguesa

A carta de condução portuguesa só é válida durante 6 meses, se estiverem de visita. No entanto se vierem com o visto de trabalho a carta só é válida por 3 meses e tem de se tirar a carta Canadiana. Esta não é muito dispendiosa mas as regras são muito diferentes de Portugal, os termos que usam requer algum estudo, os instrutores são um pouco mais exigentes e ao mínimo erro não passamos. 

Podem adquirir um manual que é grátis no ICBC (Vehicle Licensing & Registration) e podem estudar e fazer testes no website desta instituição governamental até estarem preparados para o teste teórico. Passado este teste paga-se $75 (48€) e fica-se em lista de espera para o exame de condução que não requer aulas pagas se a pessoa já tiver carta portuguesa.

Estacionamentos

Os estacionamentos por aqui são grátis nas zonas sinalizadas mas alguns sítios tem limite de horas e exigem pagamento, mas não muito caro. Outras cidades, como downtown Vancouver, têm estacionamento subterrâneo e ao ar livre a pagar e não é menos de $16 (10€) por 2 horas. Dependendo da zona e hora do dia pode ser ainda mais. Quem precisa estacionar diariamente numa certa zona normalmente tem um passe.

Portagens

Não temos pagamento de portagens, mas pagamos para ir de ferry (barco) para a ilha de Vancouver cuja capital é Victoria. O pagamento de portagens para pontes aqui foram cancelados mas os seguros automóveis aumentaram, por isso digamos que pagamos na mesma mas sem nos apercebermos.


Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: