Quando cheguei a Amsterdão deixei as malas no Airbnb onde ia ficar na primeira semana, e perguntei-me onde poderia ir às compras na Holanda. A dona do Airbnb informou-me que havia um Jumbo …era só ir em frente. (Não é o “nosso” Jumbo…é um com letras amarelas….)
Fui lá, a apreciar a novidade de tudo… andei pelos corredores a ver as coisas, a tentar reconhecer os produtos, e lembro-me de pegar numa lata de qualquer coisa, virá-la na minha mão, e ler os ingredientes (que era o que fazia em Portugal), até que me apercebi que estive bastante tempo parada a olhar para as palavras, e não percebi nada do que lá estava escrito, e não conseguia perceber o que estava lá dentro.
Comprei uns chocolates, pão, queijo fatiado e vim-me embora.
Fazer compras na Holanda, o dia a dia
Aos poucos fui-me apercebendo do que existia:
Em termos de supermercado existem vários: Albert Heijn, Jumbo, Dirk, Deen, todos relativamente pequenos, e o Albert Heijn acaba por ser o mais comum, havendo quase um em cada esquina. Os hipermercados são raros (o único que conheço é o Albert Heijn XL, e mesmo assim, o Continente de Telheiras é maior e tem mais variedade de tudo). Também existem uns supermercados tipo o Celeiro e (o agora) Go Natural, mais voltados para produtos orgânicos e biológicos: o EkoPlaza e o Maarkt. Como é óbvio são mais caros.
Existe Lidl e Aldi, estes, geralmente em zonas consideradas menos nobres da cidade.
Do mesmo grupo do Albert Heijn existe o Etos, que é o equivalente da Wells do grupo Sonae.
Outras lojas bastante comuns para fazer compras de tudo um pouco na Holanda
Hema – Vende roupa, coisas para a casa, brinquedos, artigos para festas, presentes, artigos de papelaria, e produtos de beleza (e artigos para bicicletas: as minhas calças para a chuva comprei-as lá….na secção de criança)
Kruidvat – Vende de tudo um pouco, excepto comida fresca
Action – Gosto muito da Action, faz-me lembrar as lojas dos 300, mas com mais qualidade, e mais variedade, e de vez em quando encontram-se coisas muito boas, com muito bom preço
Bruna – Livraria/Papelaria / posto dos correios
Blokker – Vende pequenos electrodomésticos, e coisas para a casa
Praxis – É o equivalente do AKI
Xenos – Vende coisas de decoração para a casa, e coisas para trabalhos manuais.
Comprar roupa
Em relação às outras lojas de centro comercial, já mais para comprar roupa, existem várias já nossas conhecidas: Zara, Bershka, Pull&Bear e Massimo Dutti (mas não OYSHO), Mango, C&A, H&M, Claire’s. Agora abriu uma Calzedonia. Também abriu uma Parfois na Kalverstraat (a rua Augusta cá do sítio).
Confesso que faz-me falta uma Salsa, e uma Dama de Copas!
Lê também: