fbpx

8 coisas que precisas de saber sobre a escola primária na Holanda

1. As crianças começam a escola primária um dia depois de completarem os 4 anos

Esta é talvez a maior diferença em relação ao sistema educacional português: não há uma data única de entrada na escola primária. Assim que o teu filho fizer 4 anos, ele será bem-vindo ao Grupo 1 (o primeiro ano da escola primária), que para nós seria o Jardim de Infância.

No entanto, deve-se notar que a escola não é obrigatória até que a criança faça 5 anos. Até então, a maioria das escolas permite uma flexibilidade de horário escolar se acharmos que o nosso filho sente que está a ser demasiado para ele/a. Além disso, nesta fase as férias podem ser tiradas durante o período letivo sem problemas, visto que eles não são legalmente obrigados a estar na escola (no entanto tem de ser informar sempre a escolar antecipadamente).

A partir do Grupo 3 isto já não é possível. Inclusive se houver denuncia ou se se for apanhado no aeroporto (sem autorização da escolas) há multas a pagar!

Aqui posso dizer-vos que eu e o meu marido já tivémos de regressar de férias em datas diferentes pois a escola do nosso filho não permitiu que ele estendesse as férias. Fiquei eu com a nossa filha e o meu marido regressou com o nosso filho uma semana antes.

2. A escola primária não é a tempo inteiro

Tendo eu a experiência de trabalhar em Jardim de Infância, onde recebia crianças até às 9h e em que as crianças ficavam até às 17h (quando não até mais tarde) de segunda a sexta-feira, é bom ver que na Holanda, a
maioria das escolas primárias (que englobam os jardins de infância) pode escolher os seus próprios horários, seguindo entre elas um padrão semelhante. São 3 dias inteiros (segunda, terça, quinta) e dois meios dias (quarta e sexta). Algumas escolas primárias, no entanto, estendem os meios dias para dias de três quartos à medida que a criança progride nos grupos do ano. Portanto, em vez de terminar às 12h, 12h30 ou 13h termina às 14h ou 15h.

Ficam assim as quartas-feiras à tarde sempre livres. Dito isto, quase todas as crianças praticam um desporto ou actividade artística/musical fora da escola. Portanto, as duas tardes de meio-dia são normalmente ocupadas com aulas de natação, treinos de futebol / hóquei, dança, piano, etc…

Isso significa que é muito mais fácil planear um fim de semana fora tendo as escolas a terminar tão cedo, no entanto quando começam a crescer e a ter campeonatos a história muda.

Todo o sistema está feito a pensar na criança, baseado na premissa que estar na escola a tempo inteiro é absolutamente exaustivo (muitos adultos lutam com a rotina de segunda a sexta das 9h às 17h e isso é apenas
duas horas a mais do que se espera de uma criança de 6 anos).

Como vêem tal e qual como Portuga (ironia).

3. Algumas crianças vão almoçar a casa

E se dois meios dias por semana não são suficientes para recarregar as baterias, então voltar para casa todos os dias para almoçar certamente o fará!

Sim, em algumas escolas, as crianças vão almoçar a casa e têm uma hora para o fazer. Para quem mora perto da escola (e a maioria das pessoas opta por comprar/alugar casa no bairro da escola que pretende), não lhe é realmente difícil andar para a frente e para trás 4 vezes por dia. Mas isso significa que os dias em casa são realmente curtos e que normalmente um dos progenitores/cuidadores não trabalha ou trabalha parcialmente até a criança ter 10/12 anos.

Outras escolas, como a dos meus filhos, permitem que comam na escola com os professores nas salas de aula. (os almoços escolares e a alimentação holandesa são temas que dão para outro texto). Ou seja não há cantinas e o almoço vai sempre de casa.

Quando ambos os pais trabalham, ou há pais solteiros, há sempre um BSO (buitenschoolse opvang) , uma organização externa que vem à escola e supervisiona a hora do almoço e as tardes sem aulas. Porém, isto não é gratuito, o serviço de acompanhamento de almoço custa em média 2,50 euros. O BSO também se paga e depende do número de horas e dias por semana e pode ser na escolar ou noutra instituição.

4. As crianças vestem o que querem

Não há uniformes escolares nem batas ou bibes. Roupas do dia a dia, até pijama, ou roupa de princesa ou super-herói, ninguém julga e cada um é livre de se expressar como quer.

5. Os primeiros dois anos são de aprendizagem baseada na brincadeira

Algumas escolas começam a alfabetização no Grupo 2 (equivalente ao nosso pré-escolar), e ensinam cerca de metade das letras. A aprendizagem “real” começa no Grupo 3, onde terminam a aprendizagem do alfabeto e começam a juntar as letras em palavras. No entanto isto depende da pedagogia escolhida, na escola dos meu filhos (Waldorf) a alfabetizacão só começa no grupo 3 (primeiro ano).
No entanto muito se pode dizer sobre esta alfabetização precoce e a percentagem enorme de crianças disléxicas nos últimos anos.

6. Repetir um ano não é relevante

Se uma criança sentir que o trabalho na escola primária é demasiado ou não estiver pronta para estar grandes períodos de tempo quieta e não se conseguir concentrar por um maior período de tempo, será sugerido que ela permaneça no mesmo grupo.

E devido à forma como esta gestão funciona, normalmente há uma variedade de idades no mesmo grupo, o que significa que os grupos são baseados no desenvolvimento e não na idade.

Isto na verdade, é um alívio. Saber que a criança está num nível em que não precisa de “lutar” para chegar aos resultados esperados, o que significa que a sua confiança dispara. Definitivamente, uma vantagem do sistema
escolar holandês.

7. As crianças vão e voltam sozinhas da escola

Ok, não é esperado que o teu filho de 4 anos vá a pedalar para a escola sozinho, apesar de muitos irem na sua bicicleta ao lado dos pais. Mas, por volta do Grupo 6 (fim do quarto e início do quinto ano), não é estranho ver as crianças chegar à escola de bicicleta desacompanhadas. Elas estacionam nos suportes de bicicleta designados, trancam-nas e guardam a chave (pelo que convém ter sempre pelo menos uma cópia da chave por causa das distrações).

Dado que há ciclovias designadas, ir de bicicleta para a escola é incrivelmente seguro. Tão seguro que na verdade quase ninguém usa capacete!

Outra curiosidade: a partir dos 9 anos, os holandeses vão às visitas de estudo de bicicleta, pedalando com a sua classe/turma, de coletes amarelo ou laranja fluorescente, mas sem proteção para a cabeça!

Mas nada vos irá preparar para a cena da saída da escola, quando mais de 300 crianças irrompem pelas portas e correm para ser os primeiros a destravar as suas bicicletas. E o engarrafamento de bicicletas e bicicletas de
caixa (bakfiets) de pais à porta das escolas!

8. Não há trabalhos de casa

Das coisas que mais gosto na educação primária holandesa é as crianças não terem trabalhos de casa. Mas há leitura obrigatória !! Grande parte das escolas começa a manhã com 15 minutos de leitura obrigatória para incentivar a leitura e todas as turmas têm uma biblioteca adequada ao nível de leitura das crianças.

Ao longo dos anos escolares os maiores trabalhos de casa são os relatórios de leitura, e alguns trabalhos temáticos de grupo ou individuais para exposição na aula.

Esta política sem trabalhos de casa dá às crianças uma liberdade inacreditável quando saem da escola. Elas podem ir diretamente brincar com os amigos (afspraak) ou para as actividades extra e ser apenas
crianças.

Somos crianças por um período tão curto de tempo. Os holandeses parecem ter percebido isso na perfeição e são felizes a deixar as crianças serem crianças por mais tempo, um sentimento com o qual concordo de todo o coração.

Por isso é bom ser criança na Holanda!

P.S. Para ajudar os recém-chegado/as, cada grupo tem um ou mais Klassouders (pais de classe) que se encarregam de gerir o dinheiro da turma e ajudar o professor com todo o tipo de organização necessária. Funcionam como ponte entre os pais e o professor.


Um comentário em “8 coisas que precisas de saber sobre a escola primária na Holanda

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: