fbpx

A importância de ter uma agenda

Quando estamos a trabalhar e temos necessidade de marcar reuniões é fácil e mais habitual a utilização de uma agenda, que muitas vezes serve também para organizarmos os compromissos familiares.
Quando não temos um trabalho das 9h às 17h, ou quando trabalhamos a partir de casa, a existência de uma agenda mais fechada pode não ser uma ideia que faça muito sentido à partida, mas a verdade é que a utilização da mesma é extremamente importante para organizar a nossa cabeça e o nosso tempo.
Como a Joana partilhou, a agenda foi essencial para que ela se organizasse na sua nova realidade. O que ganhou a Joana com isto? O que podes também tu ganhar?
Aumenta o nível de concentração – A tarefa mais complicada para o nosso cérebro é manter a concentração numa determinada tarefa. Esta dificuldade aumenta se existirem muitos estímulos externos, ou muitas tarefas por fazer. Assim, se tiveres tempos determinados para cada tarefa o teu cérebro mais facilmente se concentra no que estás a fazer.
Aumenta a produtividade – O não trabalhar fora de casa, implica também ser produtiva. Aliás, muitas mulheres relatam que precisam de continuar a sentir-se produtivas. Porque não seres produtiva nas tarefas que tens de fazer? Só quem cuida de uma casa, sabe as mil e uma tarefas inerentes a uma casa e como é fácil nos perdermos no fluxo das mesmas. Mais uma vez, a agenda pode ser muito útil para te organizares e te sentires mais produtiva.
Tens controlo do teu próprio tempo – Quando não tens uma agenda, ou dias determinados para as tuas diferentes tarefas, facilmente podes tornar-te na agenda dos outros. Quero dizer com isto que quando alguém precisar de algo de ti marcará quando lhe der jeito o que não significa que seja, necessariamente ,quando te é mais favorável. Por outro lado, se organizares a tua semana com tempos específicos para cada tarefa, terás o controlo sobre o teu tempo.

Deixo-te o desafio de fazeres uma agenda tua em que distribuis as tuas tarefas nos dias e tempos que te forem mais favoráveis, vais ver que o teu dia irá render bem mais.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: