10 Razões para visitar Haarlen

Sara Gomes

Se procuras uma cidade com fácil acesso à praia, não procures mais a cidade de Haarlen na Holanda satisfaz esse desejo.

  1. A uma viagem de comboio (10 minutos) de distância da praia mais popular (Zandvoort), de autocarro ( 30 minutos) para uma praia mais selecta (Bloemendaal aan Zee), ou 30 minutos de bicicleta, Haarlem oferece-te essa e muitas outras oportunidades. 
  2. Haarlem,  a capital da Holanda do Norte, é mais antiga que Amsterdão, e situa-se na mesma província.  Aqui encontra também o primeiro museu dos Países Baixos com uma variedade impressionante de coleções, o Teylers Museum, desde a mineralogia à pintura. 
  3. Também em Haarlem se realiza o maior mercado de Natal dos Países Baixos, que não é tão comum quanto se possa pensar neste país vizinho da Alemanha. Por isso é importante visitar o site deles para obter detalhes sobre as datas, porque realiza-se apenas num fim de semana e não vais querer perder, se vieres cá em Dezembro.
  4. Os pátios de Haarlem são especiais (Hofjes). Jardins interiores rústicos, com bonitas casinhas. Fachadas lindamente decoradas com brasões de família mostram como benfeitores ricos construíram estas casas em redor de um pátio para mulheres pobres, solteiras e viúvas desde o século XIV.  O pátio mais antigo data de 1395, o  ‘Hofje De Bakenesserkamer’ em Wijde Appelaarsteeg. No século 17, existiam quarenta espaços destes em Haarlem, habitados por 5 a, às vezes, 30 mulheres. No entanto, a capacidade de manutenção destes  revelou-se muitas vezes insuficiente, pelo que cerca de metade  desapareceu com o tempo. Os vinte restantes foram mantidos. Por volta de 2001, foram adicionados mais dois modernos, o Gravinnehof e o Johannes Enschedé Hof. Há agora um total de 22 Hofjes em Haarlem, todos ainda habitados. E a sua visita é totalmente grátis! Mas é preciso ter atenção ao ruído e respeitar o espaço visto estes serem todos habitados.
  5. Qualquer que seja a dieta que se siga,  encontrará aqui alguns dos melhores restaurantes do país.  Seja segunda, quarta ou sábado há sempre um local para se comer em  Haarlem. A maioria dos cafés e restaurantes podem ser encontrados ao redor do Grote Markt, no Oude Groenmarkt, no Klokhuisplein e no Riviervismarkt. Se estiver com fome não deixe de caminhar pela Lange Veerstraat e Warmoesstraat. 
  6. A Jopenkerk é um clássico porque é uma cervejaria numa antiga igreja e é uma visita obrigatória em Haarlem.  É amado por moradores e visitantes e além de terem mais de 70 qualidades da sua cerveja artesanal, eles também fazem o seu próprio gin!  
  7. Se és fã dos Mestres Holandeses?  Então o Frans Hals Museum deve estar no teu roteiro.  Este museu combina o antigo e o novo, o que é bastante fascinante!  
  8. Os interessados na história da Segunda Guerra Mundial podem querer visitar o Corrie ten Boomhuis.  semelhante à Casa de Anne Frank. Podes visitar a casa de uma família que escondeu os seus vizinhos judeus numa parede falsa.  Mantida como era na década de 1940, podes visitar o espaço em que as pessoas viviam enquanto se escondiam das forças de ocupação nazistas.  
  9. Ainda no tema da segunda guerra mundial não deixes de visitar o monumento no Kenaupark no centro de Haarlem em memória da vida da combatente da resistência comunista Hannie Schaft. O monumento à ‘Rapariga do cabelo ruivo’. O monumento fica no Kenaupark no centro de Haarlem em memória da vida do combatente da resistência comunista Hannie Schaft. Hannie envolveu-se na resistência ainda jovem, onde ela e as irmãs Freddi Oversteegen e Truus Menger – também de Haarlem – cometeram vários ataques, inclusive em Zaandam. Em 21 de março de 1945 ela caiu nas mãos dos alemães. A 17 de abril, ela foi morta a tiros nas dunas perto de Bloemendaal. Tinha apenas 25 anos.
  10. E por fim o palácio de Napoleão.  Sim, esse Napoleão!  Ele nomeou o  seu irmão Rei da Holanda e, portanto, o seu irmão viveu lá por um tempo.  Agora faz parte do governo, e é a sede do Governo do Norte da Holanda, mas as pessoas ainda o denominam como o palácio de Napoleão.  O parque ao seu redor também é muito impressionante e imperdível e tem no centro uma quinta pedagógica e parque infantil totalmente grátis.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑