fbpx

Viver no Dubai

Paulo Pombal

Breve comparação Dubai vs Portugal

Como parece ser evidente, os bens essenciais e os serviços são relativamente mais caros do que em Portugal mas, ao comparar os salários médios para ocidentais com profissões que requerem mais conhecimento e especialização, o acesso a esses bens e serviços torna-se menos oneroso.

Regra geral, e comparando o mesmo tipo de trabalho, o ordenado base, aqui livre de impostos, será três a quatro vezes superior ao que se aufere em Portugal. Na grande maioria das vezes, pode vir acompanhado de subsídios de alojamento (ou a disponibilização do mesmo), de educação para os dependentes, seguro de saúde e, dependendo do cargo, de viatura (ou a disponibilização da mesma).

Apesar de, como mais à frente escreverei, haver uma razoável rede de transportes públicos, é aconselhável ter carro pela relativa facilidade de aquisição. O mercado de usados é muito forte e “acessível”. Mesmo novo, qualquer carro é mais barato que em Portugal. No entanto, o mercado de usados é muito forte e, com o devido cuidado, é possível ter acesso ao carro dos “nossos sonhos realistas”.

O estacionamento na cidade e subúrbios é geralmente cobrado e existem algumas portagens em troços específicos da via principal do Dubai (Sheik Zayed Road). São portagens electrónicas onde é necessário instalar no carro um dispositivo, tipo “Via Verde”, e pré carregar uma conta específica de onde é subtraído o valor respectivo.

O combustível mais utilizado é a gasolina 95 e o seu custo é de, aproximadamente, 45 cêntimos de euro por litro. Através de uma plataforma, CAFU (App) é possível abastecer o carro fora das estações de serviço. Muito conveniente quando se chega a algum lado e nos apercebemos que podemos não ter combustível suficiente para chegar a um posto de abastecimento. O melhor de tudo, não há custos acrescidos!  

Viver no Dubai
Abastecimento CAFU

Transportes públicos e aluguer de viaturas

A rede de transportes públicos é razoavelmente boa, sendo que o Metro chega aos principais locais, tendo uma boa extensão nos autocarros (as paragens são, muitas vezes, fechadas e com ar condicionado).

Utiliza-se muito o táxi ou o Careem (“Uber” local) mas para quem tem uma profissão onde as deslocações sejam frequentes ou gosta de viajar pelo país, é aconselhável ter carro próprio. Existe uma modalidade no Dubai em que se pode alugar carro, ao minuto, através de uma aplicação (ekar e Udrive), que está em franca expansão.

Diversão e Entretenimento

Existem bastantes parques de diversões, parques temáticos e parques aquáticos, para todas as idades e prazeres. Para quem gosta de actividades ao ar livre, observar a vida selvagem e desfrutar de paisagens naturais, o Dubai em particular e os EAU em geral, têm também locais que o proporcionam. 

A vida nocturna é, ela também, um ex-libris do Dubai sendo a oferta ampla e disponível para todos, mesmo todos, os gostos mas não para todas as carteiras. 

Para quem vê nas bebidas alcoólicas um companheiro para a diversão, é altamente aconselhável viajar de táxi (ou Careem), uma vez que, sendo permitido beber, a taxa de alcoolemia permitida ao volante é ZERO!!!

As praias também são de qualidade acima da média e como a temperatura raramente baixa dos 17/18 graus, mesmo à noite, é bem possível frequentá-las durante todo o ano. Dependendo das sensibilidades à temperatura, o verão até será a época menos agradável, pois as temperaturas aproximam-se bastas vezes dos 50 graus que, aliada a uma humidade elevada, torna quase insuportável a permanência ao ar livre. A temperatura da água também não ajuda a quem, numa situação destas, se queira refrescar.

Este ano o Dubai será palco da EXPO 2020, que tal como o nome indica deveria ter sido no ano passado.

Restauração e hotelaria

No que ao comer fora diz respeito, também aqui existem, opções para todos os paladares, muitos deles exóticos, e aqui sim, para todas as carteiras.

Existem as opções de “Take Away” e entrega, esta muito utilizada, porque facilmente acessível nas quase ilimitadas Apps e plataformas on-line, e potenciada pela situação pandémica actual. Basta ver pela quantidade exorbitante de veículos de entrega, essencialmente motos, que circulam a qualquer hora do dia pelas estradas do Dubai.

O álcool e a carne de porco começam a estar disponíveis em restaurantes fora dos hotéis de 4 ou 5 estrelas, como até aqui era obrigatório. Por tal facto, mas não só, sempre que se escolhe álcool para acompanhar uma refeição há que acrescentar, no mínimo, 25 a 30% a mais do que seria de esperar sem o mesmo.

Digamos que uma refeição num restaurante médio, médio-alto, poderá chegar, “sem travões” a 100 Euros por pessoa, podendo mesmo atingir valores de “bolinha vermelha”.

Há algumas casas portuguesas, onde se pode matar saudades da nossa gastronomia, alguns deles que funcionam só em regimes de “Take Away” e entrega.

No campo da hotelaria, é quase toda ela, pelo menos a mais visível, virada para o turismo, com uma oferta bastante alargada de hotéis e resorts de luxo. Existe também uma franja significativa mais adaptada aos clientes que visitam o país com um propósito mais virado para o negócio, no entanto, também ela, mais “luxuosa” que o habitualmente visto em Portugal. 

Viver no Dubai
expo 2020

O Dubai continua a ser um lugar muito apelativo pelos pontos turísticos globalmente conhecidos (Burj Khalifa, Marina, Palms, Souk Creek, Gold Souk, Global Village, Miracle & Butterfly Gardens, Pista de Esqui no Mall of Emirates, etc). No entanto, como acima referido, tem muito mais para oferecer e descobrir.

Viver no Dubai
Burj Khalifa

É, na realidade, um país muito agradável para turismo e, quando bem “enquadrado”, para trabalhar e viver. Para nós, como família, e apesar, mas também por causa da situação actual, tem sido uma agradável surpresa, sem embargo de ainda nos encontrarmos numa fase inicial de descoberta e exploração.

Curiosidades e outros dados

Preço médio:

∙         Café espresso – 6 Euros

∙         Frango inteiro num supermercado – 4 Euros

∙         Cerveja num bar – 12 Euros

Apps e Sites e úteis, para além dos incluídos no texto principal.

∙         Para procura de casa

o   Property Finder – https://www.propertyfinder.ae/ 

o   Houza – https://houza.com/

∙         Para compra de automóveis novos e usados

o   Novos – Todas as marcas têm página web local.

o   Usados – Alba Car – https://www.albacars.ae/

∙         Educação

o   https://www.facebook.com/groups/DubaiSchoolGuide.

o   https://www.khda.gov.ae/en

∙         Compras Online

o   Supermercados 

▪  Vários – InstaShop – https://instashop.com/

▪  Todos as superfícies têm página própria

o   Comida Fresca

▪  Fresh to Home – https://ae.freshtohome.com/

o   Bebidas Alcoólicas

▪  Centaurus – https://centaurusint.net/

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: