fbpx

Saúde em Inglaterra

Os ingleses são muito orgulhosos do seu sistema nacional de saúde:

NHS https://www.england.nhs.uk/

Em UK o sistema de saúde e bem diferente de Portugal. Até aos 18 anos de idade, o sistema de saúde é todo gratuito incluindo medicamentos.

No primeiro ano de vida uma enfermeira (Health Visitor) vai a casa visitar o bebé para pesar, medir, aconselhar a mãe em relação à amamentação e alimentação, assim como ajudar-nos em todas as dúvidas que possamos ter.

Quando qualquer membro da família necessita (bebés, crianças ou adultos) dirige-se ao centro de saúde e aí são vistos pelo médico de família (GP). Em caso de necessidade, doenças crônicas ou graves o médico de família poderá reencaminhar para o pediatra ou médico da especialidade.

As vacinas são dadas pelas enfermeiras no centro de saúde.

Mal nos instalamos e como tinha um bebé de 3 meses registámos toda a família no centro de saúde ao lado de casa.

Só tenho a dizer bem deste sistema de saúde. Nunca tive razões de queixa. Completamente gratuito e sempre que tinha uma urgência, os meus filhos foram vistos na hora. As crianças inglesas, começam a visitar o dentista a partir de 1 ano. Também é um dos países com pior saúde oral infantil, devido aos seus péssimos hábitos alimentares (excesso de açúcar, fast food , sumos que habituam as crianças desde cedo). Uma das coisas que mais me chocou em uk foi alimentação na creche, nas escolas e nas festas de aniversário. Semanalmente fazia parte do menu pizzas, cachorros, batatas fritas e doces como sobremesa praticamente todos os dias .  Eu tentava compensar nos jantares em casa com sopas, fruta, peixe e arroz, que praticamente os Ingleses não comem.

Um comentário em “Saúde em Inglaterra

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: