fbpx

A vida em Bruxelas

Eu adoro a vida em Bruxelas porque é uma cidade muito grande e temos o centro histórico e depois existem 19 comunas e eu moro em Auderghem que é uma comuna calma e “verdinha”, mas que de metro ou carro não fica longe do centro.

Custo de vida

  • Um café custa entre 2,20 e 2,60 frango;
  • Um frango assado de supermercado custa 5.98 a peça;
  • Um frango para assar custa 2.68 o kg;
  • Uma cerveja custa 4.50 em média;
  • Um almoço custa em média 20 euros por pessoa.

-> site do supermercado para simular as comprashttps://drive.carrefour.eu/fr/home (algo indispensável de partilha)

Procura casa

O mais comum é contactar as agências imobiliárias, mas fica mais caro. O que eu fiz foi escolher a zona onde queria morar e fazer a zona a pé para encontrar algum apartamento e encontrei um em que falei diretamente com a proprietária. Aqui as regras para alugar são diferentes e é preciso fazer um estado de sítio para verificar o estado do apartamento para se comparar com antes e depois quando sairmos. Além disso, aqui existem as “charges” que são encargos que são à parte do preço do aluguer e que são valores que podem ir de 100 a 200 euros mais ou menos. Esses valor diz respeito ao condomínio, agua fria e aquecimento da casa. Cada ano vem um técnico levar e colocar novos aparelhos no aquecimento para verificar os consumos.

É preciso ter cuidado porque este valor pode ser, por exemplo, 60 euros de condomínio. O que já é caro porque assim o restante é agua fria e aquecimento, não parece muito, mas se consumimos mais do que pagamos teremos de acertar no final do ano com o proprietário. As contas que se fazem também devem ser claras porque pode haver enganos. Quando entramos numa nova casa a policia vem verificar que somos realmente nós que moramos no apartamento/casa e verifica as condições da casa.

Site para procura de casa: https://www.immoweb.be/en

Carro

Em relação aos carros, fica mais barato comprar carro na Bélgica do que trazer de Portugal, pois aqui os impostos sobre os carros são mais baixos sendo também os carros muito mais baratos.

Site para procura de carro https://www.renaultretailgroup.be/vehicule/nouvelle-clio/

Não existem portagens na Bélgica o que é ótimo.

Sistema de Saúde

O sistema de Saúde é ótimo. Possuímos um plano de saúde complementar (mutuelle) no valor de 6 euros por mês e temos o reembolso de cerca de 80% das consultas. Este plano permite nos também de ir a qualquer hospital publico ou privado;

Lê também

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: