fbpx

Os Melhores Restaurantes Vegetarianos em Budapeste

Diana Bernardo

É sempre um momento um pouco embaraçoso…e agora…restaurantes vegetarianos em Budapeste. Conheces uma pessoa nova no país onde vives e ela pergunta-te “quais são os teus pratos preferidos da nossa cozinha?”. Num país onde a carne é o ingrediente principal de cada prato, como a Hungria, sentes sempre que estás a desiludir o teu interlocutor quando respondes “sou vegetariana…”. Depois enumeras uma lista de sobremesas que adoras, mas a resposta é sempre parecida “isso são só doces”. Pois…

Vegetariana em Budapeste

Lembro-me da primeira vez que visitei a Hungria, no final de 2017. Já tinha viajado para uma série de países e este foi aquele em que achei mais difícil encontrar comida vegetariana. Aparentemente, isso não foi motivo suficiente para me dissuadir porque, cerca de um ano mais tarde, mudei-me para Budapeste.

Os primeiros tempos não foram fáceis do ponto de vista da alimentação. Tinha vivido em Londres antes e costumo dizer que “no Reino Unido queixava-me de tudo exceto da comida. Na Hungria não me queixo de nada a não ser da comida”. Generalizando, obviamente.

No entanto, nos cerca de dois anos e meio que vivi neste país vi uma evolução extremamente positiva na oferta de comida vegetariana, tanto em restaurantes como em supermercados. Aliás, esta tendência regista-se em todo o lado, inclusivamente em Portugal.

Onde encontrar comida vegetariana

Encontrar fast food vegetariana em Budapeste já é uma tarefa fácil. O que continua a ser mais difícil é conseguir boa comida caseira que seja vegetariana. Regra geral, os restaurantes típicos Húngaros servem apenas um prato vegetariano que é, aliás, um dos raros pratos típicos que não inclui carne: queijo frito, normalmente acompanhado por arroz e molho de mirtilo. Há variações disto: cogumelo frito, courgete frita… Às vezes tenho a sensação de que os Húngaros fritam tudo aquilo que conseguem encontrar…

Ao longo do tempo que aqui tenho vivido, desenvolvi, naturalmente, uma lista de sítios onde gosto particularmente de comer. Aqui ficam os restaurantes que recomendo a qualquer vegetariano que visite Budapeste:

Vega City

É uma cantina completamente despretensiosa, mas é o meu restaurante preferido na cidade. Serve comida vegan caseira, apresentando cerca de 5 pratos diferentes todos os dias. A qualidade é boa e os preços são muito acessíveis.

Hummus Bar 

Aqui, o húmus é rei. Pode-se comê-lo em sandes, em pratos, de qualquer forma. A comida é deliciosa e os preços são bons. Além disso, tem também opções não vegetarianas, pelo que é perfeito para frequentar com amigos que preferem comer carne. É uma cadeia de restaurantes, há vários na cidade. Curiosamente, esta cadeia existe na Hungria, Bulgária, Eslováquia e… Portugal! Há um em Campo de Ourique, em Lisboa.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: