fbpx

O Covid-19 no mundo a 12 de Março

Tudo tem evoluído muito rapidamente mas estes eram os testemunhos nesse dia…

“Em Madrid ja ha mais de 1300 casos confirmados. Estamos a trabalhar desde casa com a filha de 11 meses porque as escolas estão fechadas. Portanto, trabalhamos todos a meio gás. Apesar de pedidos para ficar em casa, ainda se vê mta gente na rua e esplanadas, supermercados cheios de gente e com escassez nalguns produtos. Penso que ainda não passou o pior.” Madrid

“No meu caso, para além do impacto no dia a dia com as prateleiras vazias nos supermercados, os eventos cancelados aqui em Miami, o receio de ir a um restaurante ou concerto… a maior angústia é a incerteza do futuro e o pensar qual será o “novo normal”. O Mundo tal como o conhecemos e onde sempre vivemos parece ter deixado de existir…
Naturalmente a preocupação com os que estão longe é algo que me aflige igualmente. Várias vezes falamos aqui das vicissitudes de estarmos longe. Numa situação como esta, isso ganha uma dimensão ainda maior😢” Miami

“A área onde trabalho é o epicentro do Coronavirus em Nova Iorque. New Rochelle. O maior número de casos em poucos dias em toda a América a excepção do estado de Washington. Vivemos dias de tensão sem saber o que iria acontecer. A minha escola e privada e geralmente esperamos pelas directrizes regionais para tomar decisões. E assim foi. E uma decisão difícil porque podemos estar em pânico mas a realidade é que se não tomarmos medidas imediatas muito mais pessoas podem ser contaminadas e estamos a ser responsáveis por esse facto. Os testes estão a iniciar se agora e vamos ver os resultados. Desejo a todas vós que se protejam e que este tempo difícil sirva para nos unirmos pelo bem da sociedade e do mundo. Obrigada ao vidas sem fronteiras por nós dar a oportunidade de partilharmos as nossas vidas neste grande universo de portugueses.” Nova Iorque

“Estou em Macau e tenho a esperança de o pior já ter passado. Os meus filhos não têm aulas desde fevereiro e a cidade ainda está muito adormecida. Passeios praticamente de casa para o escritório. Cumprimos rigorosamente as medidas de isolamento durante 15 dias. O Governo teve um desempenho exemplar. Fechou tudo e controlou preços. Sossegou a população.
Agora está tudo mais calmo mas usamos máscaras, lavamos muitas vezes e desinfectamos as mãos, não vamos para locais com muita gente!
É preciso ter cuidado e muita calma.” Macau

“Eu estou em Dunkerque, França. Aqui não há casos na cidade, mas há no departamento. Mas nem sequer é um dos casos mais afectados.
Deveríamos ir a Portugal no fim do mês, mas não vamos arriscar por algumas razões: se decidem fechar fronteiras, não temos como havemos de regressar; mas acima de tudo, porque as autoridades dizem para não viajarem. Mesmo que os mais novos tenham menos probabilidade de serem gravemente afectados, há que proteger os próximos.
Mas estas notícias são extremamente stressantes! Sou fisioterapeuta num hospital de reabilitação e perguntamo-nos como serão coisas se formos recrutados para ajudar outros colegas e profissionais de saúde. As informações do ministério de saúde e da direcção geral de saúde, envia-nos directivas e mesmo assim perguntamo-nos se não há mais coisas a fazer.
Aquilo que tentamos fazer aqui e na rua, digamos, é repetir às pessoas para se prevenirem e seguirem os conselhos das autoridades.” França

Um comentário em “O Covid-19 no mundo a 12 de Março

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: