Quando me mudei para a Alemanha há 2 anos, não falava nada de alemão.
Assumi, erradamente, que o facto de falar inglês iria ser o suficiente para conseguir fazer a minha vida sem grandes problemas… mas estava enganada!
Contrariamente aos outros países que visitei na Europa, onde o inglês é falado naturalmente pela grande maioria da população, o mesmo não acontece na Alemanha. E os que falam inglês, habitualmente preferem não o fazer dizendo que não falam bem a língua.
O estado Alemão consciente desta situação disponibiliza para todos os emigrantes, cursos intensivos a preços reduzidos. Para motivar a conclusão do curso, metade do valor investido e devolvido se o curso for concluído com sucesso. Eu fiz esse curso, 4 horas por dia, 5 dias por semana, durante 6 meses com um teste final. A conclusão deste curso deixa-te com o certificado B1, nível mínimo se quiseres pedir a cidadania alemã.
Como portuguesa isto não era uma necessidade para mim mas deixem-me dizer-vos algumas das situações do dia a dia em que o meu reduzido alemão ajudou:
Supermercado
‘Bar oder karte?’ se pagamos com dinheiro ou cartão
Médico
Muitos médicos falam Inglês (embora alguns se recusem) mas primeiro é preciso marcar uma consulta e isso tem que ser feito em alemão
Infantário/escola
Optámos pelo ensino alemão e saber algo de alemão ajuda no contacto com a escola. Passar duas horas numa reunião de pais sem perceber uma palavra pode ser muito difícil.
Processos burocráticos
Tudo está em alemão, desde o contrato com a escola, o contrato de arrendamento, o registo na Alemanha.
Compras em geral
Numa sapataria por exemplo é fundamental saber dizer o número que se calça e os números em alemão são difíceis, tal como dizer as horas.
Num restaurante
Pedir uma mesa, saber o que está no menu, pedir água…
Os alemães falam rapidamente e a língua tem muitos sons que não fazem parte do conjunto de sons a que estamos habituados. Por outro lado, o vocabulário é reduzido sendo que muitas palavras são composições de outras, portanto com poucas palavras consegue-se dizer muita coisa.
A minha sugestão: aprendam o básico e se puderem façam o curso se vierem para a Alemanha.
- O que acham as outras Portuguesas na Alemanha deste artigo?