fbpx

Carnaval

Quando vivia em Portugal o Carnaval tinha, na nossa família, um cerimonial especial que me cativava e que gostava de poder, agora, partilhar com os meus filhos.

Os festejos começavam na sexta-feira – o dia de carnaval na escola onde as crianças confraternizávam com colegas, todos mascarados com os fatos dos heróis e das heroínas em moda –, continuavam no domingo e tinham o seu ponto alto na terça-feira gorda, o dia de carnaval propriamente dito, em casa da Avó, onde, devidamente mascarados, iam almoçar o tradicional cozido à portuguesa. 

No nosso primeiro Inverno aqui na Suíça, mal acabada de chegar das férias de Natal passadas em Portugal, comecei a organizar uns dias de esqui com amigos de Portugal, a ter lugar precisamente nas férias de carnaval. Depois de encontrar a estância ideal, lojas de aluguer de esquis, transportes e alojamento para todos, sou surpreendida com a informação de que não tínhamos férias de carnaval, mas sim uma semana de “relâche scolaire”, mesmo antes da semana do carnaval! Foi a decepção total!

De Portugal a Avó enviara o fato do Peter Pan para o João, na altura com 6 anos de idade, e o Manuel, com 2 anos de idade, queria vestir o fato de leão, que já tinha sido do irmão mais velho. 

Sendo a terça-feira de Carnaval um dia de aulas perguntei aos professores se era hábito os meninos irem mascarados para a escola, tendo a resposta sido negativa a decepção estendeu-se também aos meus filhos.

Para superar o desencanto e satisfazer as elevadas expectativas das crianças, tive que preparar algo para festejarmos o carnaval desse ano. Assim na terça-feira de carnaval, depois da escola e em casa, mascarámo-nos, dançámos, cantámos e atirámos serpentinas…FIZEMOS A FESTA! 

No cantão protestante, onde vivemos, nunca temos a terça-feira de carnaval como feriado, mas há festas de carnaval na semana da “relâche scolaire”, aqui bem perto. 

No cantão católico é feriado, coincidindo a “relâche scolaire” com a semana do carnaval.

Nunca percebi porque é que o carnaval de Lausanne é em Maio! 

Talvez pelo bom tempo!?

Para quem quiser festejar o carnaval deixo aqui algumas sugestões: 

21 a 24 de Fevereiro

Yverdon les Bains 

Carnaval de Sante-Croix (perto De Yverdon les Bains) https://www.carnaval.ch

Estavayer-le-lac, a 24Km de Yverdon les Bains https://www.carnavalestavayer.ch

Moudon

http://www.brandons.ch/2014/programme/programme2019

27 de Fevereiro a 3 de Março

Chatêl-St-Denis

https://www.carnavalchatel.ch/programme/

28 de Fevereiro a 5 de Março

Luzerne

https://www.luzern.com/fr/highlights/carnaval-a-lucerne/carnaval-de-lucerne/

5 Março

Fribrourg- Carnaval des Bolzes http://www.carnavaldesbolzes.ch/carnaval-2019/le-cortege-des-enfants

Divirtam-se!

Um comentário em “Carnaval

Adicione o seu

  1. Obrigada Teresa! Gostei muito deste artigo . Também gosto muito do Carnaval e quando vivia em Portugal coincidia muitas vezes com os meus anos, e adorava ter os meus anos cheios de mascaras. Este ano estou a viver em Basel. Parece que celebram aqui o carnaval em grande, vou seguir as tuas dicas! Abraço, Cátia.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: