Sistema Saúde Malta

O sistema em Malta tem coisas ótimas e coisas a que até são boas mas às quais estamos menos (ou nada) habituados.

Estando a trabalhar, quem mensalmente pagar o National Insurance (o chamado “NI”) – que por norma é automaticamente descontado do nosso ordenado – tem direito a consultas e serviços gratuitos no Mater Dei (hospital público de Malta). No geral, o hospital funciona bem mas as consultas e/ou exames podem calhar a horas estranhas (como 21h, 22h ou mesmo 2h da manhã). Isto porque, numa tentativa de reduzir as listas de espera, foram criados estes horários fora do normal para conseguir atender toda a gente no menor espaço de tempo possível. Ainda assim, pode acontecer que a espera por determinada consulta ou exame seja alguma.

No entanto, Malta disponibiliza um serviço que reduz bastante a necessidade de ir ao Mater Dei, exceto por razões mais específicas e/ou sérias, como urgências graves ou exames mais específicos. Nas farmácias, alguns dias por semana há médicos de serviço. Estão em determinada farmácia durante um período de tempo (geralmente manhã ou tarde) e, por 10€ ou 15€ (depende de onde estivermos) é possível ir a esse médico sem ser preciso marcar consulta. Além disso, caso se tenha alguma coisa que requeira algum tempo em casa, esse médico passa imediatemente o papel que depois deverá ser entregue no local de trabalho e que justifica esses dias.

Além destes serviços, há ainda os hospitais privados. Muitas das empresas oferecem seguro de saúde quer para a pessoa em causa como para os maridos/mulheres (ou companheiros, caso se esteja a viver oficialmente em união de facto) e filhos. Estes seguros, comparticipam a ida a estes locais e a maioria dos tratamentos que possam ser necessários. O nível de serviço (pelo menos do hospital que conheço – St James) é muito bom, e os preços semelhantes aos nossos. As comparticipações a mesma coisa.

Para saber mais informação o melhor é mesmo perguntar, quando se assina um contrato de trabalho, como funciona o seguro (se exisitir), quem está ou pode ser incluído e como ou em que situações se pode acionar. Nos hospitais privados, o tempo de espera é (no geral) menor, mas para algumas especialidades e/ou alguns médicos específicos poderá ser difícil conseguir uma consulta rapidamente. 

Um comentário em “Sistema Saúde Malta

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: