fbpx

Compras do dia a dia em Malta

Quando se chega a Malta, uma das primeiras coisas que naturalmente temos de fazer é descobrir e/ou perceber onde fazer as compras do dia-a-dia. Por toda a ilha há diversos supermercados, e ainda mais Convenience Shops, carrinhas de fruta e legumes ou pequenas mercearias.
Uma coisa curiosa, mesmo sendo Malta um país tão pequeno, é que do Sul para o Norte os preços variam bastante, sendo o Sul geralmente mais barato.
Quanto a supermercados, os mais conhecidos e/ou com maior oferta são:

  • Smart Supermarket (em Birkirkara), Towers Supermarket (em Spinola Bay e em Sliema): apesar de serem meio confusos até nos habituarmos, costumam ter quase tudo;
  • PAMA e PAVI Supermarket (em Naxxar e Qormi, respetivamente): são os 2 maiores supermercados, com uma estrutura relativamente normal, e com productos Auchan, que sempre nos são conhecidos;
  • No “Sul”, há o Carters, que não tem tudo por ser mais pequeno, mas para as compras de dia-a-dia serve perfeitamente;
  • Greens Supermarket (em Swieqi): costuma ter tudo. Em algumas coisas é mais caro, noutras mais barato. Este até vinho Portugues a bom preço tem (coisa muito rara em Malta).
    Além destes, há também diversos Lidl ao longo da ilha (que uma vez por ano tem feito uma semana ibérica onde conseguimos encontrar queijinho e pastéis de nata e de bacalhau).
    Quanto às restantes lojinhas, a Convenience está por toda a parte, e habitualmente encerra mais tarde (por volta das 21h), mas é também mais cara. Costumamos recorrer a estas lojas apenas em último caso.
    As carrinhas de fruta, que se encontram pela ilha fora, vendem fruta e vegetais. Convém ter atenção ao comprar nestas carrinhas, dado que não é incomum que aumentem o preço ou escolham fruta em menor boas condições a pessoas não maltesas.
    As mercearias de bairro são geralmente também mais caras e, naturalmente, não têm tudo.
    Costumam também ter horários pouco comuns (6h30 – 12h30 e 16h – 18h30/19h). Uma coisa cursiosa e engracada, é que nestes locais, em alguns locais da ilha, ainda fazem fiado, coisa rara nestes dias – e por vezes sem quase nos conhecer. Quanto à qualidade, varia muito de local para local, pelo que é mesmo ir conhecendo as que forem mais próximas do local onde se morar.
    Algo importante, são os horários. Ao contrário de Portugal onde estamos habituados a ter os hipermercados abertos até tarde, em Malta o mais comum é fecharem por volta das 19h/20h (com uma ou outra excepção que feche às 22h). Assim, convém sempre espreitar os horários na internet antes de ir.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: