Capacidades intrínsecas de quem acompanha a expatriação

Quando pensamos nos “expatriados” e principalmente nas suas companheiras (falo no feminino pois a grande maioria são mulheres), falamos inevitavelmente das dificuldades e desafios que são levadas a ultrapassar. Falamos destas mulheres como aquelas que muitas vezes deixam a sua carreira, que encaram processos de difícil integração numa nova cultura, no entanto são poucas as vezes que proferimos as características/capacidades que todas estas pessoas têm.

Mudar para um país para acompanhar um parceiro numa nova aventura profissional é muito mais do que escolher uma casa nova e a melhor escola para os filhos! Toda a integração no novo país exige destas mulheres um grande esforço e perseverança.

Ao conversar com várias mulheres de expatriados chego a uma conclusão: são todas imensamente corajosas e com uma força interior admirável!

Ainda que passem por dificuldades diversas, até em relação à sua própria identidade e à descoberta de um novo papel para si próprias, não deixam o “barco ir ao fundo”, lideram toda a família e são o motor de toda a casa.

Assim, hoje venho convidar-vos a refletir sobre algumas (porque são imensas) qualidades e habilidades que estas mulheres adquirem e que são uma grande mais valia (até para o mercado de trabalho).

Em primeiro lugar estas mulheres são altamente integrativas pois são obrigadas a inserir-se numa nova comunidade, facilitando a integração dos seus filhos, promover o conhecimento de novos amigos e aceitação de diferenças.

Por outro lado, têm alta capacidade de adaptação pois têm de responder com novas soluções a problemas antigos, como por exemplo a alimentação que pode passar a ser diferente ou a rotina diária que pode implicar novo vestuário ou novos hábitos. Estas mulheres adaptam-se à nova cultura e novos costumes o que implica uma grande criatividade e força de superação.

Estas mulheres são, também, altamente focadas na solução! Problemas e dificuldades vão existir sempre e podem ser muitos (mais ou menos difíceis), mas há necessidade de arranjar soluções para cada um deles e agir.

São mulheres destemidas, que não têm receio de novos desafios e não podem ficar à espera que as coisas aconteçam… antes disso fazem acontecer!

No fundo estas mulheres são verdadeiras heroínas que ainda que tenham pela frente enormes desafios reinventam-se a cada momento, a cada situação e a cada país. 

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: