fbpx

A casa, o carro e as bicicletas

Resolvidas as questões relacionadascom a escola, seguiu-se, na ordem de prioridades, a procura da casa de morada da família e, também aqui, para famílias com filhos menores, há decisões importantes a tomar:

  • Um apartamento no centro da cidade ou uma vivenda nos arredores?
  • Escolha por amor à primeira vista ou resultado de procura exaustiva?
  • Perto da escola ou no meio da natureza?

Questões nem sempre de fácil resolução pois são geralmente diferentes os interesses e as necessidades de cada um dos membros da família, onde, como sabemos, é frequente haver “em cada cabeça, sua sentença”, pelo que ponderámos cautelosamente o que seria mais importante, tendo em vista as necessidades de deslocação, de abastecimento e de distração de cada um dos membros da família, ou seja:

  • Com quem, como e de que modo iriam as crianças para a escola?
  • Como iriamos pais para o trabalho?
  • Quem, como e de que modo iriam ser feitas e transportadas as compras?
  • Como ocupar preferencialmente os tempos livres: em casa, na cidade ou no campo?

E se relativamente à escola a decisão das duas famílias foi a mesma, foi diferente na escolha da habitação. Enquanto a família da Teresa optou por um apartamento num bairro próximo do centro, perto da escola e junto a um jardim e ao lago, a família da Joana, escolheu uma vivenda um pouco mais afastada da escola, rodeada de espaços verdes e sem trânsito automóvel.

As questões relacionadas com a mobilidade também pesaram nestas decisões. À Teresa, por já ter vivido em países nórdicos, agradava-lhe a ideia de não ter de utilizar carro diariamente, podendo, quer ela quer o marido, deslocar-se de bicicleta, o que foi determinante para optarem por ter só uma viatura automóvel, partilhada de acordo com as necessidades de cada um. Opção que se revelou acertada pois, na Suíça, são muito pesados os encargos com os automóveis, especialmente com os seguros.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: