Comparativamente a Portugal (área de 92,090 km2) a Noruega é um país muito grande (área de 323,802 km2) mas com uma população de apenas 5.265.158 habitantes e daí, respirar-se liberdade, tranquilidade e uma sensação de espaço incrível.
Ler mais →
Living outside the box

Viemos de carro! Sim, o que redobrou as preocupações de familiares pois também este factor exigiu alguns preparativos, bastante dispendiosos. Um amigo nosso que já estava na Noruega há cerca de 1 ano, tinha-nos dito que seria positivo trazer carro pois os primeiros meses seriam difíceis de suportar – Janeiro, temperaturas horrivelmente baixas, pouco para fazer, poucos ou nenhuns amigos.
Sem dúvida 2020 será um ano que recordaremos para sempre e cujas histórias contaremos aos nossos filhos e netos. O ano ainda não acabou mas há muito que sabemos que não há nada de normal neste fim de década. Não vamos esquecer as máscaras e o desinfetante, a distância física e as reuniões via zoom,... Ler mais →
Qual saltos altos, qual verniz gel/gelinho ou o que quer que lhe chamem agora, ou cabeleireiro semanal! Isso não é o que é importante para desempenhar as funções que nos são atribuídas no local de trabalho. Bem verdade, sinceramente. Não que eu fosse de me maquilhar ou andar muito de salto alto, mas agora ainda... Ler mais →
Licenciei-me em 2002 e regressei à cidade que me viu nascer, a Guarda, onde esperava começar uma carreira. O meu primeiro emprego, ou melhor, um par de horas por semana, foi num colégio de línguas. Não me encheu as medidas, nem pouco mais ou menos, e achei que não faria uma carreira! Uns meses depois... Ler mais →
Pandemia na Noruega Começou o novo ano letivo há já 3 semanas e, cá estamos novamente a tentar escapar ao inimigo invisível! Na escola onde trabalho, o contexto mudou devido às restrições sanitárias causadas pela maldita pandemia. Tudo tem sido encarado com bastante naturalidade, pois o novo ‘normal’ é saber viver nestes tempos incertos e... Ler mais →
Viver na Noruega sem carro é muito difícil porque as pessoas acabam por ficar muito limitadas a transportes públicos, o que não responde às necessidades do conceito “turista”. Nós sempre tivemos carro, o que nos permitiu, desde o início, conhecer este vasto país e sempre que podemos fazemos Escapadinhas pela Escandinávia. Mesmo assim, há destinos... Ler mais →
Este verão não será nada como planeado devido à pandemia. Aproveito esta contrariedade para reflectir, quem somos fora e dentro do nosso país. Esta situação, pandémica, vai inevitavelmente afetar o inicio de um ano de trabalho em Agosto pois não houve a tradicional visita a Portugal e aos nossos. Mas, tem que ser assim…por um... Ler mais →
Para a procura de casa e carro, site mais usado na Noruega é o https://www.finn.no/. Aliás, aqui encontra-se de tudo, aluguer e venda de casa, compra de carro, de animais, antiguidades, viagens, etc. Casa Não é fácil encontrar casa, mas existem cidades em que é muito mais difícil devido à oferta limitada e muita procura. Alesund é um... Ler mais →
O sistema de saúde O sistema de saúde publico norueguês funciona muito bem. Quase que não existe privado. A cada residente é atribuído um médico de família. Para uma consulta em especialidade médica tem de ser o médico de família a indicar essa necessidade. As taxas moderadoras de uma consulta médica anda à volta dos... Ler mais →