fbpx

Sistema de Saúde e Educação na Polónia

O sistema de Saúde e Educação na Polónia são serviço público, grátis, como em Portugal.

Sistema de Saúde

O sistema de Saúde é no entanto demorado, logo poderemos esperar bastante tempo por uma consulta. As infraestruturas (hospitais) são velhas e as urgências estão apinhadas de gente. Também fiquei com a sensação que dão mais atenção aos Polacos e, na maioria dos casos, não falam inglês. O serviço não é, por consequência, o melhor.

Saúde no privado, tive o mesmo tratamento que no privado em Portugal. Tudo sempre perfeito, sem razões para reclamar. Apenas penso que em Portugal encontrei melhores médicos do que tenho aqui, tanto ao nível de conhecimentos como no que diz respeito à relação com o paciente.

Uma grande diferença face a Portugal é mesmo essa relação com os médicos. Enquanto que em Portugal os Obstétras e Pediatras dão o número de telefone, podemos contactar quando é preciso e há até a facilidade de consultas excepcionais em que tudo é explicado ao pormenor. Na Polónia, ninguém dá telefones directos e não há aquele contacto mais directo e carinhoso.

Se estiver a trabalhar na Polónia por conta de outrem, é provável que tenha um seguro de saúde privado com uma destas entidades: LuxMedMedicoverEnel-Med. Em caso de urgência todas elas têm unidades abertas com esse serviço.

O seguro e o pacote vão depender do acordo que a empresa tem com estas entidades. Por norma, medicina geral e outras consultas de especialidade são gratuitas, sendo completamente cobertas pelo seguro. Até hoje só tive de pagar para dentista.

Para consultas de estética, terá de recorrer a clínicas privadas, em Cracóvia existe uma boa clinica Estética.

Educação Polónia

A Educação na Polónia é muito semelhante a Portugal, existem escolas públicas, colégios privados e colégios internacionais como é o caso do americanschoolofwarsaw . Existem infantários privados e públicos. Á semelhança do Português, o ensino publico ainda é muito tradicional, cerca de 30 alunos por turma e com alocações a escolas por zonas de residência.

No Ensino privado e internacional geralmente existem menos alunos por turma, e consequentemente mais acompanhamento dos professores. Um ensino menos tradicional, com maior diversidade, não só de material didático, mas também de métodos de ensino.

Sistema de Saúde e Educação na Polónia
Educação Polonia

Para quem chega a Varsóvia, a recomendação é usar o sistema privado, já que algumas destas escolas já têm filhos e filhas de Expatriados e/ou emigrantes, facilitando a integração. Outras das vantagens das escolas privadas para quem chega à Polonia é a questão da língua. O Polaco é uma das línguas mais difíceis do mundo e, normalmente nestas escolas há a possibilidade da aprendizagem ser efectuada em inglês.

Leia também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: