fbpx

Saudades da Páscoa na minha Terra…

Sendo natural de Braga, onde vivi cerca de 33 anos, a Páscoa sempre teve uma magia muito especial e uma enorme importância!

A Semana Santa é uma semana cheia de tradições na cidade, que atraem milhares de turistas. Para além da cidade se “vestir” a rigor para as festividades, um dos pontos altos são as procissões, que se iniciam no sábado anterior ao domingo de ramos, com a Trasladação da imagem do Senhor dos Passos e Via Sacra e terminam na 6ª feira, com a Procissão do Enterro do Senhor. E depois tudo culmina no domingo de Páscoa, com a Visita Pascal e bênção das casas, ao longo do dia, pelas ruas da Cidade (Compasso Pascal)!

Recordo-me, em míuda, de ir ver as Procissões com os meus Pais! Saíamos antes da novela acabar, para conseguirmos um bom lugar!!!! Nunca me deixararm ir de “anginho”, mas eu achava as roupas tão bonitas e gostava do ar sério dos meninos e meninas, tão orgulhosos do seu lugar!! Mas o meu Pai dizia sempre que eu me ia cansar ou achar uma seca… Provavelmente!! Se calhar agora até já se alugam as fantasias aos turistas, tipo Carnaval no Sambódromo do Rio!!! As ruas estreitas cheias de gente, o cheiro a cera das velas e do fogo, e o silêncio na passagem do cortejo!

E depois no domingo, vestíamos a roupa nova e íamos à casa da Avó Maria beijar a cruz!! A familia toda alinhada, geralmente por antiguidade!! E o meu Avô pegava na cruz à entrada da casa e dava-a a beijar a cada um de nós! Recordo-me, uns anos mais tarde, de começarmos a comentar entre nós (sobretudo as mulheres) se a cruz seria limpa ao sair de cada casa!!!!! E ainda não havia Covid 19!!

A minha Mãe já deixava o cabrito no forno, porque, quando voltassemos, seria a vez de beijarmos a Cruz na nossa casa, e da parte da tarde, ainda íamos à casa da outra Avó Maria e eventualmente a alguma tia!!!

Em cada uma das casas, não poderiam faltar 2 ou 3 tipos de Pão de Ló e muito doce sortido! Doce gema, casadinhos, húngaro (o meu preferido!!!)! E as amêndoas!! Francesas, de chocolate, …

Para verem a importância desta semana para a Cidade, e para a sua economia, todas as lojas, e mesmo algumas empresas, estavam abertas na 6ª feira (6ª feira Santa) e o feriado era efetivamente gozado na 2ª feira.

Até que, emigrei… inicialmente para o Brasil!! Os brasileiros são um povo maioritariamente católico e que festeja a Páscoa. No meio onde eu estava, em São Paulo, vi a grande importância que davam ao almoço da 6ª feira Santa, onde o prato típico era o bacalhau. Quanto a doces, os ovos de Páscoa são o must have!!! E há-os de todos os tipos, com creme de leite, com brigadeiro, …. Mas não se encontram amêndoas e, em vez de Pão de Ló, há panettone, resquícios da influência italiana ou talvez mais do bom marketing das marcas!!

Geralmente, o domingo de Páscoa era passado com amigos portugueses, com direito a cabrito e até pão de ló, apesar das dificuldades iniciais com a farinha!! Mérito da Lili!!! Mas, também como em Portugal (com excepção de Braga), os brasileiros aproveitam o feriado para viajarem, normalmente para as praias, antes da chegada do Inverno!

E uns anos mais tarde, voltei a emigrar, agora para os US! Pela primeira vez na minha vida, trabalhei numa 6ª Feira Santa, e não foi em troca pela 2ª!!! Os US não têm feriados religiosos e, fica ao critério das empresas, a definição dos feriados que serão gozados. O dono da empresa onde trabalhei inicialmente é judeu e ele festejava os feriados judeus, mas nós, nem os judeus, nem os católicos!

Aprendi a viver sem a magia da Páscoa a que estava habituada, mas em casa tentamos manter algumas das tradições que nos acompanharam ao longo da vida, a par de procurarmos fazer a nossa reflexão. Na falta das amêndoas, vêm os ovos de chocolate ou o coelhinho, e procuramos fazer um almoço a rigor, com cabrito, acompanhado por um bom vinho Português!

Mas anseio por voltar a viver as bonitas tradições da Páscoa de Braga!

E se me deixarem, ainda irei de “anginho” nas Procissões!!

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: