fbpx

Conhecer Singapura

Em Singapura é possível comer uma refeição por 2 euros. Mas atenção ao preço da cerveja.

Singapura é quente e húmida todos os dias do ano. A temperatura varia entre os 26 e os 36 graus, a humidade ronda os 70/80%. Também é o país dos centros comerciais: são muitos e lá dentro o ar condicionado está ao nível dos frigoríficos industriais. A maioria da população é bilingue: inglês + chines/malásio/tâmil. Singapura está sempre limpa, tem casas de banho por todo o lado e é a cidade mais segura do mundo. Eu deixei o meu iPhone numa casa de banho pública e meia hora depois, quando dei pela falta, ele ainda estava no mesmo sítio.  Também é a cidade mais cara do mundo. 

Qual o custo de vida em Singapura?

café – o café local chama-se kopi. pode ser servido só, com leite, leite condensado, gelo… num hawker centre – mercado ao ar livre com vários tipos de comida e bebida – custa mais ou menos $1 (E0,60). Um latte no Startbucks custa perto de $7 (E4,00).

Como pedir um cafe em Singapura
Os diferentes tipos de cafe em Singapura

frango –  a versão local chama-se chicken rice: a galinha pode ser assada ou cozida e o arroz e cozido na gordura da galinha. Num hawker centre – mercado ao ar livre com vários tipos de comida – custa $3,50 (E2,00). Num restaurante high end pode chegar a custar $30 (E19)

Fotografia do tradicional Haianese Chicken Rice
Haianese Chicken Rice

– uma cerveja num bar – o álcool em Singapura é caro, seja ele qual for, devido aos impostos. No mínimo, uma cerveja custa uns $10 (E6).

almoço médio num restaurante – Num hawker centre uma refeição pode ser extremamente barata (mínimo $3) mas a cidade esta cheia de cadeias conhecidas (desde McDonalds a Pizza Express ou Harry’s), de restaurantes de alta cozinha e de restaurantes Michelin. Há para todos os bolsos!  

Compras

Os dois sites mais usados são o https://redmart.lazada.sg/#home (vantagem: preços médios, entrega a domicílio, desvantagem: não aconselhado para carne/peixe/vegetais de qualidade, para isso há outros locais e sites), e amazon go (vantagem: entrega em 2 horas, desvantagem: sem website, só aplicação para telefone, pouca variedade de cada produto)

(algo indispensável de partilha) – Nos wet markets (mercados de produtos frescos) os preços não estão marcados. Apesar de a maioria dos produtos serem de boa qualidade isto faz com que os produtos sejam tipicamente inflacionados para quem não tem aparência local.

Casa

Encontrar casa é difícil sem agente imobiliário. O site com mais casas é propertyguru.com.sg. O primeiro passo é decidir se se quer viver numa casa térrea (com jardim) ou num condomínio. Os condomínios tem a vantagem de ter ginásio e piscina(s). Alguns tem lojas e até restaurantes. Viver no centro é mais caro, mas Singapura não é grande, o transporte publico é bom e os táxis são baratos. Um apartamento com 4 quartos num condomínio em primeira linha de costa custa uns $5,000/mês (E3,100)

Carro

– Existe uma plataforma de venda de carros usados?

Não. É necessário pagar um certificado de propriedade para que custa tanto como um carro e é valido por 10 anos. Por isso não há carros com mais de 10 anos na cidade e manter um carro é bastante caro. O transporte publico é muito barato e eficiente. Os táxis, e as aplicações tipo Uber são praticas e economicas.

– É possível importar o carro de Portugal?

Não, logistica e legalmente não faz sentido. Veja mais aqui

– A carta de condução portuguesa é válida no país?

Durante o primeiro ano de residência sim, depois tem que ser trocada pela carta internacional.  Nota: em Singapura os carros circulam do lado esquerdo da estrada, como no Reino Unido. Pode encontrar mais informação aqui. Adicionalmente, existem portagens para circular no centro da cidade. O estacionamento é sobretudo em centros comerciais, coberto e caro.

Como caracteriza o sistema de saúde?

Os expats não tem acesso ao sistema local. O acesso as clínicas privadas é universal mas recomenda-se seguro de saúde.

Como caracteriza o sistema educativo?

Tal como na saúde, os expats não tem acesso ao sistema educativo local, só a escolas privadas e internacionais. O custo é elevado – preschool a partir de 1,000 dólares mês, dependendo da escola e a escolaridade obrigatória começa nos 30,000 ano.

Os singapurenses adoram passar tempo nos centros comerciais e de comer. No fim de semana os parques e os hawker centres são muito concorridos.


Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: