Férias em Portugal

Joana Almeida Santos

Todos nós reparamos que, mais cedo ou mais tarde, férias em Portugal não são mesmo férias. Portugal é sinónimo de almoços e jantares sem fim, agenda bem cheia, rever a família e os amigos, dar abraços apertados e matar a saudade. É transportar as malas entre a casa dos pais dele e do meu pai, é espremer o calendário para adicionar a visita à avó e escolher com dor na alma quem não se vai ver desta vez. É aproveitar para ir ao ginecologista, ao dermatologista fazer análises e ir ao cabeleireiro. É acabar o fim de semana, a semana ou até a quinzena exaustos.

Nós felizmente percebemos cedo. Percebemos que Portugal não é sinónimo de férias, que estas dificilmente serão feitas no nosso país, pois a família e os amigos não percebem que na verdade, estamos de férias e que devíamos estar a descansar. Vamos a Portugal (ou íamos, pré-covid) cerca de 6 vezes por ano. Sempre um fim de semana prolongado ou um pouquinho mais no Natal. Mais que isto, reservamos as férias a sério num outro destino que não Portugal.

No início a família não percebia as nossas escolhas, como assim emigrantes que escolhem não passar o mês de Agosto em Portugal? 

Como assim, ousarmos pensar em passar férias noutro sítio? 

Prometemos visitas frequentes em vez de visitas compridas e conseguimos cumprir até o covid chegar (e já estamos a retomar). Se no passado sentimos culpa, agora não temos problema nenhum em assumir a nossa escolha. Se a família e os amigos tiverem mesmo muitas saudades também podem vir ter connosco ou juntar-se a nós nas aventuras pelo mundo fora.

Tenho um blog sobre viagens e tenho algumas artigos escritos sobre:

Qualquer viagem, por mais curta ou mais comprida, implica deixar a casa vazia por um período e, como tal, devemos ter um plano para não nos esquecermos de algo. Aqui vai a nossa lista do que preparamos para quando nos ausentamos:

Férias em Portugal

– Se tiver animais domésticos decida o que vai fazer: colocar um alimentador automático, pedir a um amigo ou vizinho ou contratar um pet sitter/hotel. Este é provavelmente o maior problema que terá de resolver pelo que planeie com antecedência. Por exemplo, nós quando marcamos uma viagem grande para 2020 marcamos logo a cat sitter para não correr o risco de ela não ter vaga, embora faltassem 8 meses! Fazemos isto logo para não nos esquecermos

– Verifique se vai ter comida suficiente para o animal para o período que estiver ausente

– Compre tomadas automáticas – ligue algumas luzes a estas tomadas e programe-as para que se liguem e desliguem automaticamente quando não estiver em casa. Nós temos umas muito interessantes onde podem ligar o modo férias e liga e desliga de modo aleatório durante um período de tempo.

– Não vá às compras na semana antes de viajar para se obrigar a comer o que tem em casa

– Se tiver empregada peça para que o serviço não seja interrompido enquanto estiver fora para dar uma normalidade nas rotinas da casa (não se sabe se não há pessoas a ver se está alguém em casa ou não). No nosso caso a nossa querida A. aproveita para fazer limpezas mais a fundo.

– Avise os vizinhos e deixe o seu contacto para o caso de ser necessário. Se tiver confiança, deixe até uma chave com um vizinho.

– Se tiver câmeras de segurança verifique que estão a funcionar antes de sair de casa

– Se deixar carros à porta de casa não deixe a chave num sítio que não seja de fácil acesso

Antes de sair de casa:

– Verifique que todas as janelas e portas estão trancadas

– Baixe o aquecimento da casa (mas não desligue, principalmente se viver em países frios para não ter congelamento dos canos)

– Ponha o frigorífico em modo de férias

– Desligue as tomadas não necessárias

– Regue as plantas

– Se tiver luzes com sensores deixe-as ligadas

– Esvazie os caixotes do lixo

– Dê uma festinha e um abraço ao seu animal, diga que gosta muito dele e peça desculpa por estar a deixá-lo sozinho (ok, isto sou só eu que sou estranha….)

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: