LusoSanté : a associação suíça dos profissionais de saúde lusófonos

Criada em setembro de 2015, a LusoSanté é um dos movimentos associativos mais jovens da Suíça e que pretende defender a voz dos profissionais de saúde que falam português e que trabalham na área da saúde nos cantões francófonos.

Qual é a origem da LusoSanté? 

A LusoSanté nasceu de uma constatação: os profissionais de saúde lusófonos que trabalham nos cantões helvéticos francófonos existem em número considerável desde há vários anos, contudo não tinham uma plataforma de diálogo comum nem estabelecem contacto entre eles. De forma a criar uma rede de apoio e de partilha de experiências relacionadas com a atividade profissional na área da saúde, bem como com o facto de sermos capazes de falar português, desenvolveu-se este projeto que esteve em maturação durante cerca de um ano.

Quais são, então, os principais objetivos da vossa associação?

Tal como descrito nos nossos estatutos, o principal objetivo da LusoSanté é identificar os profissionais de saúde lusófonos a trabalhar nos cantões francófonos, de forma a desenvolver um espírito de cooperação e de partilha de informações entre esses profissionais que permitirá uma maior integração quer dos próprios profissionais, quer da comunidade lusófona que recorre aos cuidados de saúde e que porventura poderá encontrar dificuldades em exprimir-se em francês. Apesar de sermos uma associação de profissionais de saúde, também desenvolvemos a nossa atividade de forma dirigida à comunidade portuguesa, pois conhecemos bem as dificuldades que existem no acesso e na utilização dos cuidados de saúde e pretendemos contribuir, dentro do que nos for possível, para uma melhoria da qualidade de vida da população imigrante. 

A nossa página internet http://www.lusosante.ch

Se um profissional de saúde lusófono pretender inscrever-se, de que forma poderá fazê-lo e quais são as vantagens que tem enquanto sócio ? 

O processo é bastante simples : bastará aceder à nossa página internet e encontrará todas as informações necessárias na rubrica “Devenir membre” disponível em http:// http://lusosante.ch/devenir-membre/ . Qualquer profissional de saúde que fale português e que trabalhe num dos cantões francófonos pode inscrever-se. A cotização anual é de 50 francos suíços. É nosso intuito desenvolver de forma progressiva serviços dirigidos aos nossos sócios, nomeadamente na troca de experiências profissionais quer em solo helvético ou mesmo em Portugal ou noutro país lusófono. Estamos também a desenvolver um projeto que visará o desenvolvimento das competências linguísticas em francês e português na área da saúde, através de cursos e de estágios profissionais de acordo com as necessidades específicas dos nossos membros. Ao fazer parte da nossa associação, o profissional de saúde fará parte de uma rede dinâmica pluriprofissional e com forte representação geográfica, o que permitirá, estamos confiantes, melhorar o seu nível de conhecimentos e competências. Por fim, a LusoSanté tem na sua génese uma forte orientação comunitária, pelo que os nossos membros são convidados a integrar as atividades que realizámos no seio da comunidade lusófona. São experiências muito enriquecedoras, quer do ponto de vista profissional, mas também pessoal.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: