fbpx

Dicas para nova mudança de país

Nova mudança de País

Mudar de país tem muito mais do que toda a logística da preparação em si. Existe também um processo emocional com o qual tens de saber lidar.

Partilho convosco a frase que mais me identifica a cada mudança, bem como algumas dicas que podem facilitar este processo de mudar. Mudar de casa, mudar de país, mudar de vida….

“Aceitei o medo como parte da vida- especialmente o medo da mudança…Fui em frente apesar do o bater do meu coração dizer, volta para trás.” Erica Jonc, 1942

  1. Não ignores os teus sentimentos, aprende a lidar com eles. É normal sentirmo-nos confusos, assustados ou excitados.
  2. Dá tempo a ti próprio para te consciencializares da mudança;
  3. Fala, partilha, abre-te com um amigo. Falar ajuda a interiorizar;
  4. Procura conhecidos que lá vivam, pede contactos e faz perguntas sobre o que mias te preocupa.
  5. Através dos contactos estabelecidos tenta conhecer o país, a sociedade, a cultura, a dinâmica da cidade (trânsito, diferentes características dos bairros residenciais, tipos de escolas e localização)
  6. Questiona os perigos, mas nāo te esqueças das vantagens e tem sempre em mente que são só as experiências dos outros, a tua será sempre diferente. 
  7. Escolas! Um ponto central para quem tem crianças. Pesquisa, pede referencias e pede para teres entrevistas on-line; Recolhe a documentação exigida para poderes iniciar a aplicação.  
  8. Casa! É tāo importante gostarmos do nosso recanto. Pesquisa bairros que se enquadrem na dinâmica escola/trabalho, sempre que possível. Pesquisa o valor de uma casa que encaixe no que procuras.
  9. Faz compras fictícias em supermercados on-line e restaurantes, pesquisa valores de contractos de internet, televisão, telemóvel, etc…Conciêncializa-te do custo de vida.
  10. Faz uma lista dos contactos e serviços que tens de rescindir na tua morada atual. Tem atenção aos prazos de rescisão. Ex, contrato da casa, telemóvel, internet, seguros, atividades extracurriculares. (Aqui na Suíça, o conservatório de música e a escola de natação exigem que os informe da desistência até 31, caso contrário terei de pagar o próximo ano letivo) 
  11. Arruma a casa com o intuito de “destralhar” e organiza as coisas (roupas, brinquedos, livros…) que te facilitará quando estiveres a desencaixotar no próximo destino.
  12. Faz o inventario dos teus bens (moveis, quadro, serviços de mesa, pecas de decoração, candeeiros etc.) vai te ser exigido pela transportadora. 
  13. Aproveita os últimos meses, semanas e dias.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: