fbpx

Dentista na Suécia

Todas as informações relativas a cuidados médicos e dentários estão disponíveis através  do site www.1177.se ou ligando para 1177.

Cuidados dentários até aos 23 anos

O dentista para crianças até aos 23 anos é quase sempre gratuito, em alguns municípios  oferecem mais um ano de cuidados dentários. 
O primeiro contacto com um dentista é feito aos 2 anos através do barnavårdscentral ,  BVC, acompanhamento médico e pediátrico para todas as crianças.

bvc.sll.se 

Aos 3 anos é sugerido que se inscrevam as crianças num dentista da Folktandvården ( em  Estocolmo – serviço público), e a cada 2 anos recebe-se em casa marcações para  comparecer no dentista. Mas pode-se sempre ir ao dentista caso algum problema ocorra,  basta marcar on-line ou directamente ao balcão. 

www.folktandvardenstockholm.se

Cuidados dentários após 23 anos 

Há imensos dentistas por onde escolher, o público com acordo com a segurança social,  privados com o mesmo acordo, ou privados sem acordos, os preços variam mas na Folktandv å rden a tabela é fixa e está disponível em: www.folktandvardenstockholm.se/priser/sok-priser

O acordo é definido anualmente através da TLV (Tandvårds-Läkemedelförmånsverket) e  desde que se tenha um número de identificação sueco e estejamos inscritos na segurança social (automático), temos direito aos descontos definidos.

O acordo atesta que num período de 12 meses com início no 1º tratamento o utente paga  a totalidade dos serviços até às 3000 kr, entre as 3000 kr e as 15000 kr paga 50% e a partir  das 15000 kr paga 85% do total do custo do tratamento. Estes descontos não cobrem  tratamentos puramente estéticos, mas por exemplo se quisermos fazer uma revisão e  fazer um tratamento mais global, convém fazer uma primeira consulta de avaliação e  planeamento, para que se consiga fazer os tratamentos desejados dentro dos 12 meses.

Por norma e para visitas esporádicas (2x por ano) o dentista é mais caro que em portugal,  não muito, mas se for necessário ir por exemplo 3 vezes, facilmente entramos no patamar  acima das 3000 Kr (e passamos a usufruir de 50% de desconto). 

Por exemplo para um tratamento de um implante onde me foi feito um orçamento de  20000 kr pagaria 13250 kr.

Anualmente recebemos um convite para comparecer no dentista e fazer higienização. Não se é obrigado a ir, nem tão pouco a cancelar a marcação!

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: