A cidade mais portuguesa da Alemanha

Em Hamburgo respira-se Portugal.

Desde logo, esta cidade é, dentre as cidades alemãs, a que regista o maior número de portugueses.

Não é por acaso que existe em Hamburgo uma área conhecida por Portugiesenviertel, designação que traduzida para a língua de Camões seria algo como o Bairro Português ou o Quarteirão Português. É um nome oficioso, que nunca foi reconhecido ou atribuído oficialmente, no entanto é o nome comummente usado por toda a gente em Hamburgo: portugueses, alemães, turistas.

Em Hamburgo contam-se mais de 30 restaurantes e mais de 50 confeitarias, que genuinamente reconstituem os sabores das mesas portuguesas.

Não é assim tão pouco provável ouvir falar português seja qual for o contexto: no meio da rua, no metro, no supermercado, etc… E frequentemente acontecem coisas engraçadas como conversas serem iniciadas com desconhecidos em alemão e serem acabadas…em português!

A coroar esta portugalidade toda, temos a medalha de honra da cidade de Hamburgo, que é a Portugaleser. É uma moeda, cuja ligação a Hamburgo remonta ao final do século XV, altura em que o ouro português vindo da América do Sul se começou a cunhar, entre outros, em Hamburgo. Em Hamburgo esta ligação sobreviveu até aos dias de hoje e é por isso que feitos nas mais diversas áreas da ciência, artes, etc. ou contributos significativos para a melhoria da vida dos hamburgueses podem ser reconhecidos com uma Portugaleser!

Interessadas em dar um saltinho a Hamburgo?

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: