O que se passou nestes 12 anos com Portugal?

Há doze anos atras mudei a minha vida e saí de Lisboa para ir viver para Nova Iorque. Tinha então 27 anos e estava ansiosa por redescobrir um mundo completamente diferente daquele onde tinha nascido.

No entanto, não tinha a mínima noção da perceção que este novo mundo tinha do meu eu e de qual era a sua visão. Quando me começaram a perguntar de onde eu era, confidente dizia “Lisboa” pensando que o mundo sabia onde era Portugal e a minha cidade. Aos poucos, ia-me apercebendo de que muitas pessoas desconheciam a localização geográfica do meu país, nos confundiam como parte da América do Sul ou situados algures na Península Ibérica.  Poucos foram aqueles que me disseram que conheciam Portugal, tinham visitado a cidade de Lisboa, Cascais e/ou Sintra.

Passados doze anos a realidade é completamente oposta. Quando confrontada com a mesma questão: “Where are you from?’ e eu respondo “Lisboa”, entusiasticamente me respondem: “A minha amiga está lá agora”, “A minha prima foi lá tirar um curso, “Estive lá à pouco tempo,” “Ouvi dizer maravilhas de Portugal e faço intenção de ir visitar”.

A realidade muda mesmo quando há pouco mais de umas horas vou ao salão arranjar as unhas e a dona do salão diz-me :“I’m Turkish, my husband is Jewish from Bulgaria and we just contacted a lawyer so we are in the process of applying for the Portuguese citizenship. I heard great things about it; actually my niece is studying in Porto for four months and intends to extend her stay. “.

A minha cabeça começou logo a dar voltas … WOW! Mas o que se passou nestes doze anos? HELLO! Enfim nunca pensei em assistir a tal realidade e a aperceber-me de que há muitos olhos postos no nosso Portugal. Passamos de completos desconhecidos a destino número 1 em termos de turismo, mas agora também em vaga de imigração?

Em termos turísticos, abrimos as portas a América do Norte e do Sul. Há imensos voos da TAP/UA de diversos destinos dos EUA e Canadá que até então não existiam.

Mas em termos de imigração, estaremos nós preparados para receber esta vaga de novos cidadãos? Haverá condições para os próprios portugueses de regressarem ao seu país? Terão esses também oportunidades?

Será que o governo tem a noção da globalidade e do impacto que estamos a ter em todo o mundo? Espero que este meu artigo possa fazer as pessoas refletirem sobre o futuro de Portugal e dos Portugueses, especialmente porque sei o que é viver num país de imigrantes vindos de todo o mundo e tendo em consideração que tem de haver um reajustamento nas nossas instituições para poderem apoiar esta onda de imigração. Enquanto não há respostas, vamos continuando a visitar o nosso lindo País e a usufruir o que de melhor ele tem para nos dar.

Um comentário em “O que se passou nestes 12 anos com Portugal?

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: