5 Dicas que podem facilitar a tua adaptação

As mulheres de expatriados vivem um desafio imenso ao mudar de vida e de país. Muitas vezes a grande dificuldade é a sua própria adaptação que passa, quase sempre, para último plano.
Hoje, quero deixar-te aqui algumas dicas que podem facilitar essa adaptação. Ainda que estejas já há alguns anos no papel de expatriada, se ainda não te sentes adaptada estas dicas, também são para ti.
Antes de mais, é importante que reconheças que não há soluções mágicas que funcionem da mesma maneira para todos e algumas destas ideias podem até parecer quase óbvias e básicas, mas é nas coisas simples que pode estar o segredo!

  1. Não te feches em casa.
    Levanta-te e veste-te todos os dias! Pode parecer uma dica estranha, mas a verdade é que, se porventura não tiveres um trabalho das 9 às 5, vão existir manhãs que nem te apetece levantar ou vestir…
    Mas deves contrariar essa tentação! Levanta-te, veste-te e sai à rua! Se ainda não conheces a zona onde estás a viver explora a cada dia um bocadinho novo. Descobre as lojas, os parques, os monumentos que existem na tua nova zona!
    Tira fotografias e partilha com a tua família! Rapidamente sentirás esse novo espaço cada vez mais o teu espaço!
  2. Conhece novas pessoas.
    Estás num novo país onde talvez nem domines a língua, mas a verdade é que não és a única e existem muitas pessoas na tua situação. Uma importante ajuda é arranjares novos amigos!
    Lembra-te: não precisas fazer este caminho sozinha!
    Tenta encontrar novos conhecimentos. Será que na escola dos teus filhos há outras mães nesta situação? Procura grupos de portuguesas na tua região ou outros grupos de expatriados.
    Trava conhecimento com os teus vizinhos.
    É importante que sejas proactiva nestes novos conhecimentos, não fiques à espera e toma a iniciativa! Se fores tímida para um contacto direto, procura na internet ou nas redes sociais.
  3. Não escondas os teus sentimentos e pensamentos.
    Partilha com o teu companheiro o que sentes e pensas. Não tenhas vergonha do que sentes.
    Não escondas as tuas dúvidas e pensamentos, mesmo que sejam menos positivos.
    Esta mudança será difícil para todos e é importante que estejam todos conectados e a caminhar para a mesma direção.
  4. Reinventa-te!
    Esta mudança não estava nos teus planos iniciais e talvez tenhas abandonado alguns dos teus projetos para acompanhar o teu companheiro. Mas não tens de ser infeliz ou desistir de ti. Encontra novos interesses, descobre alguma habilidade que estava esquecida e que talvez agora possas despertar. Hoje em dia há muitas atividades que podes fazer à distância de um click. Investiga e irás encontrar algo que te realizará!
  1. Se precisares, procura ajuda!
    Nós mulheres temos muitas habilidades e capacidades: organizamos uma família, uma casa, trabalhamos, etc…Mas por vezes não conseguimos fazer o caminho todo sozinhas, e isso não tem qualquer problema!
    Não tenhas medo de pedir ajuda, não tenhas vergonha em admitir que apesar de seres forte, podes precisar de alguém que te apoie.

O principal de toda esta experiência é que te reencontres nela e que não te anules nem passes para último plano! Se estiveres bem, todo o teu mundo estará bem!

Um comentário em “5 Dicas que podem facilitar a tua adaptação

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: