Uma das primeiras palavras que se aprende quando se chega ao país, logo a seguir a Hej para Olá e Tack para Obrigado é FIKA e o seu significado ganha importância especial quando se vai trabalhar na Suécia.
O dicionário das palavras indispensáveis na Suécia
Ao trabalhar na Suécia, para além da mudança de vida e da cultura a que nos temos de adaptar, existem algumas palavras que vão fazer parte, indiscutivelmente, do nosso novo vocabulário. Para além de FIKA, depressa se aprendem outras palavras que parecem siglas ou o refrão de uma qualquer música pop: Jobba, Vabba, Vobba são um exemplo disso mesmo.
Na Suécia por norma, full-time work implica 40h laborais por semana e 25 dias de férias por ano. Dependendo dos contratos e da sindicalização das empresas (aprofundamos o tema com mais informações no fim do artigo) poderá usufruir de uma pausa de almoço curta (25-30 min) ou não, mais dias de férias, maior pensão e imensas reuniões diárias e semanais. No entanto, o que é sempre certo e existirá sem exceção são as pausas para FIKA.
Mas o que é isto da pausa Fika que tanto ouvimos falar ao trabalhar na Suécia?
Resumidamente, Fika é uma pausa para café e bolo – mas é bem mais do que isso, acreditem. Fika é um fenómeno social, um pretexto para reservar uns minutos em prol de tempo de qualidade!
Durante esse momento, é esperando que nos juntemos aos nossos colegas de trabalho, sendo mal visto quem não o fizer. Para aqueles que gostam de trabalhar até tarde ou fora de horas, esqueçam essa possibilidade, os Suecos também não gostam disso.
Ir trabalhar engripado ou doente é, também, uma afronta à saúde dos demais, assim como levar os filhos adoentados para o trabalho.
E, neste seguimento, existem algumas palavras a ter em consideração:
- Att Jobba significa trabalhar.
- Att Vabba significa “vård av barn” – cuidar de criança doente.
- Att Vobba é um misto de Jobba e Vabba – trabalhar de casa ao mesmo tempo que se cuida da criança doente.
E sim, estas palavras fazem mesmo parte do quotidiano de quem está a trabalhar na Suécia, sendo que algumas destas palavras já foram aprovadas pela Academia Sueca de Vocabulário nos últimos anos.
Como é trabalhar na Suécia
No entanto, trabalhar na Suécia não é só fika… Há pausas, há flexibilidade de horários, há a possibilidade de trabalhar de casa em algumas situações e quando contratualmente estipulado, mas o profissionalismo e empenho são muito valorizados.
Aos trabalhadores suecos é-lhes esperado que trabalhem afincadamente, existindo um planeamento sério e bastantes reuniões. Apesar de ser dada a possibilidade de ir buscar os filhos à escola ou ficar com eles em casa por estarem doentes, assim como assistir, por exemplo, à abertura das aulas ou ao coro de Natal, é esperando que retribuam com trabalho e bons resultados.
Ainda sobre a tão conhecida expressão Fika, podemos afirmar com toda a certeza que os suecos apoiam entusiasticamente aquela manhã em que se pode que ficar a fazer bolinhos para o Fika da escola – desde que tenham sobrado alguns para o Fika do trabalho. E, claro, melhor ainda se o trabalho não ficar por fazer… Trabalhar também pode ser um team building a fazer pizzas ou aprender a velejar, intercalado claro com reuniões, mais reuniões e fikas, muitos fikas.
Outro fenómeno incrível a considerar para quem tenciona trabalhar na Suécia, é o facto de que à sexta-feira, pelas 15h00, a maioria das pessoas deixa os seus postos de trabalho para iniciarem o fim-de-semana.
Percebe-se que existe uma espécie de código de conduta que permite essa folga desde que se tenha cumprido as horas e o trabalho planeado. Ainda neste seguimento, é muito comum, também, receber um email auto-reply constatando que se está de férias durante 4 semanas seguidas ou de licença de paternidade por 6 meses.
O que privilegiam os Suecos
Se estão a pensar em trabalhar na Suécia, é importante terem em consideração alguns destes aspetos relativamente à ética de trabalho no país:
Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
Os suecos priorizam muito o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, dando muito valor ao tempo passado em família, assim como a procura de interesses pessoais. Como referimos anteriormente, por norma, a semana de trabalho é de 40 horas, sendo que a maioria das empresas incentiva a horários de trabalho flexíveis, permitindo que os funcionários tenham um equilíbrio saudável entre vida profissional e a pessoal.
Ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho na Suécia é frequentemente caracterizado por ter uma comunicação aberta. Os empregadores enfatizam a colaboração e o trabalho em equipa, existindo a promoção de um ambiente profissional pautado pelo respeito e solidariedade entre colegas.
Benefícios e bem-estar social
Como é de conhecimento geral, a Suécia promove um generoso sistema de bem-estar social, que inclui benefícios como licença parental remunerada e cuidados de saúde abrangentes.
Cultura de trabalho
A cultura de trabalho sueca é conhecida por promover igualdade, justiça e transparência. As decisões são tomadas com base no consenso, sendo que as chefias procuram conhecer o ponto de vista dos seus colaboradores a todos os níveis.
A pontualidade, eficiência e o profissionalismo são fortemente valorizados nos locais de trabalho.
Igualdade de gênero
A Suécia é conhecida pelo seu compromisso com a igualdade de gênero. As mulheres têm direitos e oportunidades iguais, sendo feitos esforços para promover a diversidade de gênero e a equidade salarial.
Proficiência em inglês
A proficiência em inglês é muito valorizada na Suécia, especialmente entre as gerações mais jovens. Desta forma, tudo se torna mais fácil para quem não fala sueco e pretende comunicar e/ou trabalhar em diferentes setores e organizações.
Trabalhar na Suécia: uma experiência positiva
Trabalhar na Suécia é, no geral, uma experiência muito positiva. O país é conhecido pelo seu alto nível de vida, um forte sistema de bem-estar social e uma cultura de trabalho progressista. A vida profissional é proporcional à qualidade de vida obtida, tendo estes o hábito de aproveitar os tempos livres em família, ao ar livre e com atividades de lazer.
Lê também:
- Flores de Maio na Suécia – Vidas Sem Fronteiras
- Reciclagem na Suécia – Vidas Sem Fronteiras
- A educação na Suécia – trechos da conversa sobre a experiência da Ana e da Rita – Vidas Sem Fronteiras
- O final do 12º ano na Suécia, uma grande festa (vidassemfronteiras.com)