fbpx

Sistema de saúde nos Países Baixos

Nos Países Baixos é obrigatório ter seguro de saúde. Quando chegamos temos 3 meses para arranjar seguro de saúde e é pago com retroactivos desde o momento em que entrámos no país.

O valor depende da seguradora e da cobertura, mas um seguro básico, que todas as seguradoras são obrigadas a fornecer, ronda os 100€/mês. As crianças até aos 18 anos não pagam, e ficam incluídas na apólice de um dos pais.

Quando finalmente arranjei uma casa mais permanente, registei-me no Huisartspractijk (médico de família) mais perto. Registei a família toda logo, e marquei uma consulta para nós.

Nessa primeira consulta ela explicou-me mais ou menos como funciona o sistema, e disse-me que devíamos tomar vitamina D….

Se estivermos doentes, ou tivermos alguma questão, marcamos uma consulta no médico de família. Fora do horário de atendimento é necessário telefonar para o huisartsenpost (a linha saúde24 cá do sítio).
Fala-se com o assistente, explicamos os sintomas todos, e se virem que realmente nos querem observar então marcam uma consulta e vamos ao centro de saúde.

Em caso de emergência, então é ligar para o 112…

A impressão geral entre os expats, acerca do sistema de saúde, é que os médicos de família geralmente receitam paracetamol e descanso, e “se não passar daqui a 3 dias volte cá…”
Por um lado, este sistema acaba por fazer algum sentido, as urgências não ficam entupidas de pessoas com uma constipação, não precisamos de ir apanhar “bichezas” para uma sala de espera (porque geralmente a sala de espera não está muito cheia, e realmente a maior parte das maleitas curam-se com descanso de 3 dias e paracetamol. (Não sendo necessário receitar antibiótico para uma gripe…como acontece muitas vezes em Portugal…)

Todas as consultas no médico de família e no centro de saúde estão cobertas pelo seguro de saúde, e alguns medicamentos também.

Um comentário em “Sistema de saúde nos Países Baixos

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: