fbpx

Reinventar e empreender – o que estamos nós a aprender com a pandemia?

Estamos todos confinados de alguma forma, é mais do que tempo de nos reinventarmos! Não viajamos, não saímos, não convivemos, não… não… e não… podia continuar a enorme lista do que neste momento não podemos fazer mas venho relembrar que o “não” tem sido para todos, não tem sido só para alguns.
É certo que alguns se têm reinventado e têm aumentado os seus rendimentos e é certo que nem todos fazemos o mesmo tipo de trabalhos nem temos as mesmas condições. Mas… será que não podemos fazer mais? Desculpem, eu sei! Já passou um ano e estamos todos saturados mas… lembram-se do golo do Éder no europeu de 2016? Aquele que ainda nos continua a permitir sorrir e pensar “nunca pensei que pudesse acontecer”. Esta pandemia também não estava nos planos de ninguém.

Está na hora de fazermos acontecer

Há um sábio ditado português que diz: “casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão” e é um facto e nunca conseguirei chegar à compreensão do que se passa em cada casa mas hoje tenho como objetivo agitar águas e dizer-vos que está na hora de fazermos acontecer. Está na hora de inovarmos, de empreendermos, de digitalizarmos.
Se me estão a ler tem acesso a algum dispositivo eletrónico agora só falta reinventar.

A minha experiência laboral em tempo de pandemia

Em Dezembro de 2019 contactei vários amigos para saber que plataformas deveria utilizar porque gostava de começar a dar formações online, mal sabia eu o que iria acontecer quatro meses depois. Ainda nem sequer tinha tido tempo de explorar já os nomes que me tinham dito circulavam um bocadinho por todo o mundo. Quem conhecia o zoom antes de Março passado?

Como sou uma pessoa positiva e professora e formadora de profissão coloco duas questões:
O que podemos nós aprender deste período para melhorar a educação? Como poderemos a partir de agora ter momentos de mais qualidade com os nossos filhos?
Essas duas questões resolvidas parecem-me fundamentais para recriar a nossa sociedade mas provavelmente essa é a minha visão “pedagógica” e “maternal” da situação.

Cooperar e empreender

Ideias, projetos, startups, micro-empresas, está na hora!!! Cooperar e empreender. Não tenham medo da competição, um dos problemas que em Portugal temos é ter medo de cooperar por acharmos que os outros se aproveitarão dos nossos projetos. Não chegamos a todo o lado sozinhos, juntos somos mais fortes.
Vamos reinventar-nos!!!

Para quem procura fundos europeus para projetos, aconselho-vos a estarem atentos ao site da Comissão Europeia.

Tenho um blog que iniciei no mestrado em educação digital que estou a realizar mas que penso poder ser interessante para quem tal como eu se anda a tentar “digitalizar”, se quiserem saber mais sobre as ferramentas que tenho usado cliquem aqui.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: