fbpx

Países diferentes preocupações iguais

Esta situação do Covid-19 fez-me pensar que neste momento estejamos onde estivermos no mundo, somos todos iguais, em fragilidade, em preocupações, em esperança.

Todos nós devemos estar isolados em casa e não conseguimos controlar exatamente o que fazem os nossos familiares por exemplo. Eu, vivo a 7 km dos meus pais e a única forma que tenho de saber deles é a mesma do que se estivesse a 7000 km… Por telefone, whatsapp, Skype etc…

No entanto a ansiedade que eu sinto no meu dia a dia acredito que seja muito menor à ansiedade que pode sentir qualquer pessoa que viva na Suíça ou no Brasil ou na Austrália e que tenha a sua família em Portugal.

Pelo simples facto de que eu posso fazer compras pelos meus pais, e se estivesse num país distante não poderia. Ou se acontece algo mais urgente também consigo ir ter com eles mais rapidamente.

Por isso hoje decidi deixar algumas ideias que, mesmo que já tenham implementado algumas, poderão, eventualmente, ajudar alguém. Assim se tens família em Portugal, pais por exemplo ou outros familiares que possam precisar de apoio:

  • Fala com eles todos os dias, confirma se se sentem bem, se se mantêm em casa, o que têm feito. Questiona de uma forma tranquila e não inquisitória pois podes correr o risco de pareceres mais polícia que família.
  • Transmite as tuas preocupações (sem alarmismos) e também a importância de se resguardarem em casa. Acredito que possa não ser uma tarefa simples, eu sei do que falo, mas a comunicação é, neste momento, o que mais nos pode conectar uns com os outros.
  • Comunica com um vizinho ou um amigo que viva perto desses teus familiares de forma a que os possam ajudar com compras ou algo que seja necessário. Irás sentir-te mais confiante.
  • Não ocupes os dias com pensamentos alarmistas e angustiantes, pensa antes que tudo irá passar e que brevemente poderás voar novamente para Portugal para abraçar os que te são importantes.
  • Vê notícias apenas em canais credíveis e só se isso não te causar maior angústia.
  • Protege-te, pois só assim poderás fazer também a tua parte e não serás motivo de preocupação dos que estão longe.
  • Procura ajuda e apoio online se achares necessário (para ti ou para os teus familiares) porque estes tempos que vivemos podem ser verdadeiramente desafiantes e provocar angústia, ansiedade e até depressão.

Por fim, uma nota de esperança. Nada dura para sempre, e não chove todo o tempo. O sol virá e brevemente poderemos viver dias mais tranquilos e felizes.

Fiquem bem!

Um comentário em “Países diferentes preocupações iguais

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: