Os Bairros de Madrid

Cristiana Lopes

Madrid é uma cidade onde habitam cerca de 3.3 milhões de habitantes (só no município), e a área metropolitana tem cerca de 6.7 milhões. O município de Madrid é composto por 21 distritos, administrados cada um por uma Junta municipal de Distrito e divididos em 131 bairros. Esses distritos são: Centro, Arganzuela, Retiro, Salamanca, Chamartín, Tetuán, Chamberí, Fuencarral-El Pardo, Moncloa-Aravaca, Latina, Carabanchel, Usera, Puente de Vallecas, Moratalaz, Ciudad Lineal, Hortaleza, Villaverda, Villa de Vallecas, Vicálvaro, San Blas-Canillejas y Barajas. Quais são então os melhores bairros para conhecer, de acordo com a opinião geral?

  • Malasaña, o bairro hispter de Madrid, é conhecido como a Meca da cultura underground em Espanha. Esta zona é ideal para fazer compras com amigos ou simplesmente beber um copo num ambiente agradável e relaxado. Como é um bairro com muita festa, é recomendado para casais jovens ou estudantes viverem.
  • Chueca: ao lado de Malasaña, tem também um ambiente festivo, com esplanadas de tapas, bares, discotecas, vida noturna e uma ligação especial com a comunidade LGBT. 
  • Centro Histórico: das melhores zonas para dormir quando se está de visita à cidade. Este bairro tem os principais monumentos históricos de Madrid, como o Palácio Real, a Catedral de Almudena, o Teatro Real, a Plaza Mayor, a Puerta del Sol ou a Praça de Espanha. Possui também os melhores hotéis e bons restaurantes e bares. 
  • La Latina: o bairro boémio da cidade. Tem vários monumentos como a Puerta de Toledo e a Basílica de San Francisco el Grande. A Calle de la Cava Baja é famosa por ter uma das concentrações mais altas de bares do país. Em 300 metros de comprimento podem-se encontrar mais de 50 bares e restaurantes.
  • Lavapiés: uma zona multicultural, que reune um grande número de comunidades e é conhecida pela sua arte urbana. Neste bairro encontram-se os melhores centros culturais com muita oferta para os seus habitantes ou turistas. O exemplo mais conhecido é a “Tabacalera”, uma antiga fábrica de tabaco convertida num centro cultural. 
  • El barrio de las Letras: foi durante séculos o bairro literário de Madrid. Nesta zona viveram grandes ícones da literatura como Miguel de Cervantes, Lope de Vega ou Ernest Hemimgway. Neste bairro encontram-se os principais museus de Madrid: o Museu do Prado, o Centro de Arte Rainha Sofia, o Museu Thyssen-Bornemisza e o CaixaForum Madrid.
  • Salamanca: é um dos bairros mais caros de Madrid, com uma grande presença de lojas de luxo. É a zona perfeita para quem procura um ambiente selecto e exclusivo, com ambiente residencial mas também com muito comércio.
  • Chamberí: é uma das novas zonas de moda na cidade. Atrai mais os residentes e casais/famílias jovens. Os preços para alugar ou comprar casa não são tão elevados como noutras zonas, mas a tendência é para subir. 
Os Bairros de Madrid

Existem muitos mais bairros e todos eles com características especiais, mas para quem quer visitar a cidade, recomendo visitar os que mencionei. Madrid é uma cidade enorme, mas ainda se faz muita vida de bairro, e mesmo com a qualidade dos transportes públicos, consegue-se caminhar muito bem e descobrir “rincones” únicos na cidade.

Fontes:

https://madrid-discovery.com/barrios-madrid/

https://xixerone.com/mejores-barrios-de-madrid.html

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑