O regresso às aulas na Suiça

Flávia Neves

O tão esperado dia 11 de Maio chegou. O dia de regresso as aulas, após 2 meses de confinamento. Sempre ansiei por este dia! Finalmente, os meus filhos iriam poder brincar com os seus amigos (foram tantas as vezes que a minha filha mais velha suplicou para ir brincar para a casa das amigas ou simplesmente saltar no trampolim da vizinha de baixo como sempre fez até o Coronavírus chegar às nossas vidas) e eu, finalmente,  ia deixar de ter o papel de professora, um papel que me incomodava e não me deixava confortável, especialmente quando estamos a ensinar numa língua que não é a nossa língua materna. 

Nunca senti medo, confio na escola dos meus filhos e nas inúmeras regras que implementaram e no governo, claro. O governo e a comunicação social sempre transmitiram muita segurança e confiança à população e especialmente aos pais. Sempre evitaram dramas e alarmismos. Incutiram, como todos os países fizeram, uma cultura de consciencialização e de respeito por todas as regras higiénicas, sanitárias e socias, mas sem provocar pânico. Na minha opinião, penso que é muito importante para o sucesso do desconfinamento de um país, segurança, respeito, consciencialização e confiança, sem pânico claro. 

Com o aproximar da data, comecei a ter outro tipo de medos: Como será que os meus filhos vão reagir/adaptar a tantas mudanças e novas regras? Será que vão ficar assustados? Será que o meu filho de 4 anos vai assustar-se com as máscaras dos professores? Será que ele habituado a que a mãe entre na escola e lhe tire o casaco, mude os seus sapatos etc., vai ser capaz de agora entrar sozinho? E se ele não quiser e se chorar que quer a mãe apos tanto tempo em casa? Mas eu agora já não vou poder ampará-lo, nem entrar na sala com ele, como tantas vezes fiz? E será que a minha filha de quase 7 anos vai conseguir brincar com as amigas sem contato?

Dia 11 as 8h estávamos os 4 na escola. Os meus filhos estavam felizes e superexcitados por irem de novo para escola, mas calmos e conscientes das regras e mudanças. 

O meu filho mais novo entrou pela primeira vez sozinho na escola, sem sequer olhar para trás e dizer adeus a mãe.  A mãe, orgulhosa, mas com o coração apertado e já com uma lagrima de saudades ansiosa pela hora de saída. http://www.haut-lac.ch

Saíram da escola super felizes e a contar com muita naturalidade quem estava de mascara, que tinham secretarias viradas para o professor, que jogavam a apanhada sem tocar (bastava dizer apanhei e já valia), que na aula de ginástica fizeram corridas, que nas filas do almoço tinham que manter uma distancia entre eles de mais de 1 braço  e que só brincavam só com os meninos da sala deles. Felizes e com muita vontade de ir no dia seguinte. Realmente as crianças surpreendem-nos sempre! Tem uma enorme capacidade de adaptação e de encaixe. Esta geração de crianças e adolescentes é fantástica.  São os verdadeiros heróis desta pandemia da Covid-19.

https://www.youtube.com/watch?v=0iu5HamseAE&feature=youtu.be

Algumas medidas implementadas pelas escolas na Suíça:

  Cada ano tem uma porta de entrada/saída. Não há cruzamento entre diferentes anos;

– O recreio e almoço é organizado em horários diferentes para cada turma;

–  Lavagem das mãos várias vezes ao dia;

– As mesas viradas para a frente com distancia de 2 metros entre elas;

– Sempre que possível manter a distância de 2 metros entre professor/aluno;

– Proibido os pais entrarem na escola;

– Proibido trazer livros, fichas de exercício, brinquedos de casa, bem como bolos de aniversario;

–  Trocar de sapatos na entrada da sala (isto e uma regra que sempre existiu nas escolas Suíças);

– Cada criança tem o seu próprio material, bem como o seu copo de água e não podem partilhar; 

– Proibido partilhar comida;

– Não há atividades extracurriculares após a escola;

– Suspensas todas visitas de estudo e todos os eventos da escola; 

– Nas aulas de ginástica não é permitido jogos ou exercícios de contato;

–  Na infantil, retiraram plasticina bem como os brinquedos que estavam no recreio.  Os brinquedos são agora desinfetados sempre que os alunos estiverem no recreio.

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Subir ↑