fbpx

Morar na Alemanha – O impacto inicial

Marina Pacheco

Emigrar pressupõe uma capacidade de adaptação. Para uns mais fácil, para outros nem tanto, mas há necessariamente, pelo menos, um período de descoberta do novo país a que passaremos a chamar casa. Morar na Alemanha é uma descoberta constante de diferentes mundos. Há, de facto, uma panóplia de ofertas, de locais a descobrir, de costumes a conhecer. Contudo, há coisas que podemos saber antes de um impacto inicial.

Falar alemão não é propriamente condição sine qua non para morar na Alemanha, mas diria que é claramente uma enorme ajuda e, em alguns casos, um bem necessário. É raro encontrar quem aceite recorrer ao inglês, sobretudo nos departamentos dedicados a todas as burocracias. Muitas vezes nestes postos de atendimento ao público estão emigrantes que, para além da sua língua, apenas falam o alemão e nem sempre desmesuradamente bem.

Os alemães são muito organizados e gostam de hora marcada para tudo (termin), para além de adorarem papelada. A quantidade de cartas que se recebe na caixa de correio (Briefkasten) é inacreditável, sendo que o vocabulário é, também ele, exigente. Por isso, definitivamente, ter conhecimentos de língua alemã é uma mais-valia.

Todo o processo de alugar casa na Alemanha

Alugar casa na Alemanha é todo um processo. Demora o seu tempo até se conseguir, não só pela procura imensa, mas também pelas exigências dos senhorios (Vermiter). Aqui o senhorio tem grande protecção e leis maioritariamente a seu favor. As rendas podem ser altas e é preciso ter muita atenção aos custos adicionais ao valor do arrendamento (Nebenkosten), pois, quando demasiado baixos, é possível que, mais tarde, se receba uma conta com os ajustes e aí seja um rombo.

Portanto, na Alemanha paga-se sempre o mesmo valor mensal que comporta renda e despesas de água, luz, aquecimento, etc, porém, se esse cálculo for feito por baixo, corre-se o risco de contas posteriores avultadas, caso o gasto seja significativamente superior. Mais vale pagar a mais e receber de volta. Resta-me acrescentar que, também para dar entrada na casa, é exigida uma caução que, de modo geral, corresponde ao valor de duas a três rendas. Logo, é necessário ter em conta tudo isto antes de arrendar uma casa/ um apartamento.

País organizado, sociedade distante que respeita o silêncio

Morar na Alemanha significa lidar com um país organizado, com uma sociedade algo distante (ser-se chamado de amigo ou ser-se convidado para jantar em casa de alguém é algo que toma o seu tempo. Os alemães demoram a dar confiança, mas depois de se deixarem conquistar são amigos muito corretos e com quem se pode contar) e com um enorme respeito pelo espaço e tempo do próximo.

Morar na Alemanha significa respeitar o silêncio, havendo restrições horárias que requerem silêncio em alguns horários, como por exemplo das 13h às 15h e, naturalmente, a partir das 22h até às 6h. Do mesmo modo, domingos e feriados é dia de descanso (Ruhetag). Não se encontram supermercados, nem lojas abertos e são, de facto, dias de dar primazia a caminhadas ou serões calmos em casa e evitar ruídos, pois é essencial respeitar o silêncio. Mesmo aspirar a casa… pode sempre ficar para outro dia.


Os alemães adoram passear ao ar livre. Ao mínimo raio de sol, os jardins e praças enchem-se de pessoas, seja em caminhadas ou passeios de bicicletas ou, até mesmo, piqueniques ou banhos de sol improvisados. É muito comum encontrar parques verdejantes no meio das cidades e, muitos deles, habitat de muitas espécies. Perto do local onde vivo há um parque com esquilos, patos, cisnes, coelhos, corvos, passarinhos e castores. É delicioso constatar como os bichinhos não se afastam e a convivência é natural. As crianças são habituadas, desde cedo, a respeitar a natureza e a contemplá-la.

A Alemanha é um país de apontamentos a descobrir até no mais pequeno recanto. Vir de coração aberto e procurar conhecer as características de cada região pode significar momentos de puro deleite.

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: