fbpx

Inverno na Finlândia: é difícil viver com pouco sol

Quando estive a viver na Finlândia, a maior dificuldade por que passei foi a adaptação à falta de sol. Saía de casa de noite, e chegava a casa de noite. E não era porque trabalhava até tarde, ou entrava de madrugada, estamos a falar de entrar às 8h30 e sair às 16h… Sempre de noite.

É verdade que vivi na Finlândia durante os meses de Inverno, mas nunca tinha (até então) sentido esta necessidade de sol!

Não é só na Finlândia que a escuridão afeta as pessoas

Agora que contacto com mulheres que vivem em diversos países, sinto muitas vezes que sofrem desta mesma falta de sol, e que isso lhes tráz uma mudança imensa no seu humor, na sua produtividade e em toda a sua vida!

Nós, portugueses, estamos habituados ao sol e podemos pensar que é por isso que a sua falta nos afeta tanto. É verdade sim, mas a falta de sol afeta qualquer pessoa!

A exposição ao sol tem efeitos no nosso ritmo circadiano, do qual depende o nosso metabolismo, o nosso sono, as nossas hormonas, etc. Este ritmo circadiano necessita claro e escuro para estar equilibrado.
Assim quando temos menos luz, acabamos por desregular todo o ritmo circadiano, o nosso sono, o nosso metabolismo e o nosso humor!
O sol entra na retina, estimula o cérebro e vai inibir a melatonina (hormona do sono), além de aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo prazer e por isso melhora o nosso humor.

É por isso natural que, se vives num país onde anoitece mais cedo, começas a sentir os efeitos da falta de sol. Para contrariar, deves aproveitar o sol enquanto ele existe durante o dia!

Procura fazer atividades ao ar livre para estares exposto ao sol. Além disso, tens de estimular mais a produção de serotonina nos momentos em que estás mais triste ou sem ânimo. Fazer exercício físico, estar com amigos ou família, ler um livro, ver filmes ou trabalhar em algo que te dá muito prazer são exemplos que te podem ajudar.

Contraria o efeito da falta de sol! Esse facto não podes alterar, mas podes dominar a tua atitude perante esse facto! A decisão é tua!


Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: