O fim do ano é de enorme importância na cultura japonesa, não é por acaso que a maioria das empresas e espaços públicos, como museus, restaurantes e locais de entretenimento no geral, fecham durante a primeira semana de Janeiro. O dia de ano novo, Ushogatsu, é provavelmente o feriado mais importante do Japão.
Ao contrário do que as pessoas possam pensar, o fim de ano não se celebra com grandes festas, contagens decrescentes e muito barulho nas ruas, pelo contrário, aqui as pessoas passam em casa com as famílias e o mais típico é visitar os templos e santuários.
Existem vários costumes que estão intimamente relacionados com a simbologia de renovação e prosperidade, por exemplo:
Hatsumode
O hatsumode é a tradição da primeira visita do ano a um local sagrado. É muito comum ver as pessoas com trajes típicos, como o quimono, a visitar templos e santuários para rezar para que o novo ano traga saúde e prosperidade.
É a tradição de ver o primeiro nascer do sol. Muitas pessoas acordam cedo para apreciar o primeiro nascer do sol e dar as boas vindas ao novo ano.
É o costume da grande limpeza de final de ano. No final de Dezembro, começamos a ver os nossos vizinhos em limpezas profundas. Na cultura japonesa, é uma forma de limpar espiritualmente para um novo começo. Este hábito estende-se aos escritórios, às ruas e templos, onde se fazem limpezas como forma de limpar as más energias e atrais as boas.
Booking.comExistem ainda outras tradições e até comida típica desta época.
Nos templos, santuários e até em supermercados podemos encontrar decorações típicas à venda e as pessoas colocam na entrada de casa para trazer prosperidade.
O Fim de ano e ano novo no Japão é uma altura cheia de tradições e superstições. Apesar de ser bastante diferente da nossa maneira de festejar, é época muito especial para quem visita ou mesmo quem mora no Japão.
Lê também:
Comentar