Expo 2020 Dubai

Paulo Pombal

Finalmente a Expo 2020 Dubai inaugurou! Tal como outros eventos de escala global previstos para 2020, Jogos Olímpicos e Europeu de futebol, como exemplos, a Expo 2020 no Dubai inaugurou um ano depois do que estava previsto.

Inaugurou-se no dia 1 de Outubro de 2021 e encerrará no dia 31 de Março de 2022. Até lá, 192 países, incluindo Portugal, terão a oportunidade de mostrar e, em última análise, “vender”, os seus países aos esperados 25 milhões de visitantes num ambiente futurista e cosmopolita.

A Expo está dividida em três “distritos”, Sustainability, Mobility e Opportunity, que para lá dos pavilhões dos países envolvidos, tem também um punhado de pavilhões temáticos, sobressaindo o Terra – Pavilhão da Sustentabilidade,  que esteve aberto ao público antes da Expo inaugurar, numa espécie de “teaser” para o que agora se pode visitar. 

A minha experiência na Expo Dubai.

Pavilhão de Portugal

Na minha única visita até agora, tive a oportunidade de visitar 11 pavilhões, entre eles o de Portugal. Olhando apenas para esta pequena amostra e extrapolando para os restantes, o pavilhão de Portugal estará entre os 30% melhores pavilhões. Opinião susceptível de reparo, como qualquer outra opinião que é apenas baseada nos gostos e percepções individuais.

Está muito bem situado, muito próximo do palco onde decorrem e decorrerão os principais eventos musicais e lúdicos. Tem uma parte onde estão expostas algumas obras alusivas a Portugal, tem um espaço interactivo onde se pode descobrir o essencial sobre o nosso país e testar o conhecimento sobre o mesmo.

Claro que não poderia faltar uma loja com produtos portugueses, um restaurante e um café onde se pode, entre outras iguarias, provar (comer) um, ou vários, pastel de nata.

Existe também um terraço, que não estava aberto quando visitei o pavilhão, onde se podem ver umas oliveiras e alguns itens em cortiça, que serve para, ao que fui informado, eventos mais pequenos e “familiares”.

Expo 2020 Dubai
Pavilhão de Portugal

Restantes pavilhões

Dos restantes pavilhões que visitei, Kuwait, Canadá, Venezuela, Uruguai, Argentina, Panamá, Filipinas, Malásia, Irlanda e Hungria, os dois últimos foram os que mais apreciei. Principalmente o da Hungria, muito baseado nas potencialidades e características da água e, para além dos diferentes tipos que têm disponíveis para provar e beber, nos seus usos principalmente relacionados com SPAs. A título de curiosidade, o que menos apreciei foi o do Canadá.

Expo 2020 Dubai

No da Irlanda tive oportunidade de assistir, já o dia ia longo, a um pequeno concerto de música Irlandesa que, em cima de ser bastante agradável, permitiu-me descansar um pouco e recuperar o fôlego após os quase 20 mil passos efectuados, alguns deles debaixo de mais de 45 graus de temperatura.

Para evitar este tipo de temperaturas, a melhor altura do dia para visitar a Expo é após as 19 horas (eu fiz exactamente o contrário) e, para quem quer aproveitar o dia todo, será o período de Novembro a Fevereiro onde as temperaturas, espera-se, sejam mais agradáveis e sempre abaixo dos 30 graus (mas acima dos 20).

Segundo a opinião generalizada, os melhores pavilhões são, para além dos temáticos, dos Emirados Árabes Unidos (ou não “jogassem” em casa), Arábia Saudita, Paquistão, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

Por último deixo mais o site oficial do Evento onde se podem adquirir os diferentes tipos de acessos:

Diário: 95 AED – Aproximadamente 22 Euros

90 Dias: 195 AED – Aproximadamente 45 Euros

Evento: 495 AED – Aproximadamente 115 Euros.

É claro que existem as promoções (e outras, seguramente, virão). Para quem comprou o bilhete diário durante o mês de Outubro, o mesmo era (é) válido para todo o mês, com a possibilidade de ser transformado num passe de evento (válido para todos os dias até ao encerramento da Expo) por 150 AED.

Existem várias promoções que atingem os 50% de desconto para o bilhete de evento. Além disso, existem várias empresas, principalmente os patrocinadores, a oferecerem entradas grátis aos seus colaboradores, familiares e clientes.

Fica aqui então o site:

https://www.expo2020dubai.com/en

Deixo aqui em aberto a possibilidade de novos artigos sobre a Expo, sempre que haja um nova visita (ou várias) e/ou que haja informação relevante para partilhar.

Bem hajam. 

Lê também:

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: