Escolha da Escola

A escola não é obrigatória até aos 4 anos feitos a 31 Agosto apesar disso partir dos 3 anos o estado comparticipa com 15 horas semanais. 

Os ingleses optam por pôr os filhos na escola apenas meio dia ou só 2 ou 3 dias por semana.

As creches são bem diferentes das creches de Portugal. As crianças passam muito tempo ao ar livre, independentemente do tempo. Nas atividades estão incluídos passeios, idas ao parques, à floresta. Passando a aprendizagem pelo contacto com a natureza.

Outro ponto que me impressionou na educação inglesa foi o incentivo para autonomia desde cedo. Aos 2 anos já se vestem, apertarem os casacos e calçam sapatos sozinhos. Aos 3 anos, já levantam os pratos do almoço e limpam as mesas. Até esta idade, as creches não são propriamente baratas.

Aos 4 anos feitos em setembro, as crianças entram na escola primária. Aqui começa a escolaridade obrigatória e gratuita. A escola primária vai dos 4 aos 11 anos. O primeiro ano é chamado o year R assemelha-se à nossa pré-escola, onde eles aprendem a ler e a escrever mas com um método menos convencional e mais lúdico. Aprendem com muita música, rimas e como já referi passeios, tornado-se este método mais suave e cativante para as crianças.

Tínhamos boas referências da escola pública da zona onde vivíamos, por isso optámos por inscrever a nossa filha nessa mesma escola, com a vantagem de ser mesmo ao lado de casa.

Link para candidatura a escolas da zona de west Sussex (onde vivíamos) https://www.westsussex.gov.uk/education-children-and-families/schools-and-colleges/school-places/choose-a-school/

A seleção dos alunos é feita por localização geográfica. Em UK as famílias procuram casas junto às melhores escolas, tal é a competição para entrar nas escolas. Ficámos muito contentes pela nossa filha ter entrado na primeira opção, mas ao mesmo tempo bastante apreensivos por ser uma escola “Church of England” (orientação Anglicana) e nós sermos católicos e estrangeiros. Outra das preocupações era a nossa filha de 4 anos acabados de fazer, já ir para escola primária, uma escola com meninos mais velhos, aprender a ler e a escrever apenas com esta idade. No final o balanço foi muito positivo, quer ela quer para nós, adorámos a escola e ela foi muito feliz lá .

Link de dicas de como preparar os filhos para a entrada na escola primária https://www.westsussex.gov.uk/education-children-and-families/childcare-and-early-education/moving-from-pre-school-to-primary-school/

Um comentário em “Escolha da Escola

Adicione o seu

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: