Emprego

Pois é, a Suiça não é um mar de rosas para se arranjar emprego. Aqui funciona muito o networking, por exemplo, frequentei aqui um programa que se chama IDCN (http://www.idcn.info). Este é um programa direcionado para os maridos/esposas de colaboradores das multinacionais, que fazem parte deste programa, que são expatriados para a suiça ou que vêm para a suiça com contrato local. Aqui conhecemos muitas pessoas que estão na mesma situação, ou seja, pessoas que acompanham a família e que também procuram arranjar trabalho. Neste programa são realizados vários tipos de eventos nestas multinacionais que nos explicam como funcionam o mercado suíço, há empresas de recursos humanos que nos ajudam a fazer um cv adequado mas de uma forma muito geral e, acima de tudo, é uma excelente oportunidade para estabelecer contactos dado que temos contactos com várias pessoas de RH de das multinacionais que integram o programa. 

Frequentei também um programa oferecido pela empresa do meu marido que consiste em Career Coach. É nos dado várias opções de empresas, eu escolhi a C2You (https://www.c2you.eu/). Neste programa temos reuniões com uma pessoa que nos ajuda a construir um CV adequado ao país, ajuda-nos a perceber como funciona o mercado de trabalho suiço e a preparar-nos para futuras entrevistas, nomeadamente com perguntas complexas e como devemos responder a elas, é um plano mais personalizado ao contrário do IDCN que é mais geral. 

Comecei a enviar o meu CV para inúmeras multinacionais, dado que o meu nível de francês não era o fluente.

Nota: também frequentei aulas de francês patrocinado pela empresa do meu marido que me ajudaram a começar a comunicar de forma básica dado que quando cheguei aqui o meu nível de francês era zero. Frequentei o Instituit Richelieu (http://www.institutrichelieu.com).

Cheguei a ir algumas entrevistas mas a resposta era sempre a mesma. Tinha um bom currículo mas nenhuma experiência no mercado suíço. Andei um ano e tal nisto e decidi investir no meu cv e frequentei um mestrado executivo na universidade de Lausannne na minha área. (www.unil.ch/)

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: