Educação e saúde em Barcelona

Os meus dois filhos nasceram em Barcelona, os trâmites burocráticos são alguns, entre ter que registar em Espanha as crianças e depois ter que ir aos consulados (no nosso caso Português e Alemão) de forma a poder legalizar e ter os documentos de ambas as nacionalidades. As pessoas perguntam-me constantemente se são espanhóis, a resposta é não. Por duas razões, a primeira o desejo dos pais e a segunda pela lei do país (Espanha).

As escolas em Espanha dividem-se entre publica, concertada e privadas. As duas primeiras têm uma subvenção do estado e a terceira não. O sistema de educação é ligeiramente distinto. Vivi os 3 anos da minha filha como um marco importante porque é quando inicia o “parvulario” e normalmente vão desde os 3 até aos 12 anos na mesma escola (que é o ciclo de primaria), mas existem escolas dos 3 aos 18 anos. O idioma oficial do sistema educativo é o catalão a não ser que seja escola privada internacional.

Na decisão da escolha da escola, entram vários factores como a distancia, custo e opções de extra escolares (que são as actividades para depois da escola).

O calendário escolar é similar ao de Portugal, terminam no final de Junho e iniciam a meio de Setembro. Existem varias opções de atividades para as crianças para os meses de Julho a Setembro (casales) que nos permitem conciliar com a vida laboral.

O sistema de saúde é financiado através dos impostos e cobre todos os cuidados, não é muito distinto do Português. Existe a tendência crescente dos seguros privados como parte de plano de benefícios das empresas o que faz com que haja maior variedade de escolha de médicos e centros de saúde. E a maioria das pessoas paralelamente ao sistema público têm os sistema privado para não ter tanto tempo de espera. Eu por exemplo para médicos especializados por uma questão de rapidez vou pelo privado mas para os seguimentos de pediatria dos meus filhos vou pelo sistema público, até hoje não tive nenhum problema com ambos.

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Subir ↑

%d bloggers like this: